Página: 379 de 846
Crianças do Infantil se surpreendem com a encenação de esquetes de suas professoras
Para a Pedagogia Logosófica, o ensino na Educação Infantil, especialmente, precisa ser algo vivo, relacionado à prática diária das crianças. E os esquetes teatrais são ótimos recursos para levar aos educandos elementos de aprendizagem. Pensando nisso, as professoras das turmas do Infantil 3A, Marcia B. de Lima e Rosiane F. Evangelista, e do Infantil 3B, Eliane A. Pires e Tainá C. Restelli, realizaram um esquete sobre o livro Um bicho diferente, de Marinês P. Panozzo, com o (...)
Leia maisAlunos do Infantil 3A constroem a própria linha do tempo em forma de móbile
Com muita alegria, a turma do Infantil 3A, das professoras Marcia Barbieri Alves de Lima e Rosiane Freire Evangelista, realizaram uma atividade referente à idade dos alunos. As professoras solicitaram que as famílias enviassem para a escola fotos, objetos ou acessórios que se relacionassem com cada ano de vida de seu/sua filho/filha (0-1 ano / 1–2 anos / 2–3 anos) para a construção de uma linha do tempo em forma de móbile. Esta atividade teve por objetivo trabalhar o conceito do (...)
Leia maisInfantil 5A estuda sobre os continentes e realiza um delicioso almoço típico
A turma do Infantil 5A, das professoras Aline M. Barella e Adriana L. Machado, iniciou um estudo sobre os seis continentes. O interesse pelo tema surgiu após o aluno Lorenzo Santin Giordani apresentar sua pesquisa sobre diferentes lugares, relacionado ao projeto de estudos Pergunta: ponte para os conhecimentos! Os alunos aprenderam sobre as brincadeiras, animais e criaram bandeiras utilizando lego. Depois de aprender um pouco mais sobre o continente americano, as docentes organizaram um (...)
Leia mais8º e 9º Ano aprendem sobre iniciativas de bem através do exemplo
As professoras de Matemática e Educação Financeira, Cleizer L. C. Ecker, e de Ciências, Hellen Gehm, organizaram com as turmas de 8º e 9º Ano um passeio de estudo para conhecer o trabalho realizado pelo Verde Vida: Programa Oficina Educativa. O Programa é uma associação com fins não lucrativos e atua desde 1994 no município de Chapecó, desenvolvendo um importante trabalho social, além de atuar na área ambiental. Na visita, os alunos conheceram as oficinas socioeducativas que (...)
Leia mais3º Ano A exercita a capacidade de iniciativa no dia a dia escolar
Para estimular o valor da iniciativa e oferecer oportunidades de realizar o trabalho em equipe, tão importante nos dias atuais, as crianças fizeram várias atividades no dever de casa, juntamente com suas famílias. Em sala, elas se reuniram para organizar a biblioteca, os dicionários e as mochilas. As professoras Adriléia Gualber e Maria Alice Lacerda observaram com gosto que, em muitas situações, os alunos procuravam pensar em soluções para os problemas que iam surgindo no dia a (...)
Leia maisInfantil 3A aprende a usar as mãozinhas para o bem
A turma está estudando sobre o corpo e tudo o que ele pode fazer. Durante este projeto, as professoras Fernanda Silveira, Cláudia Lustosa e Letícia Paratella estão fazendo conversações sobre o bom uso do nosso corpo. Uma das perguntas que surgiram foi: "Como utilizar as mãos para fazer o bem?". Combinamos que todos fariam esforço para usar as mãozinhas para o bem. Durante todo o dia vimos muitas atitudes lindas! As crianças guardaram as almofadas após a rodinha, ajudaram a guardar (...)
Leia mais"O valor das boas ideias e das iniciativas de bem" é assunto importante no Infantil 3A
Uma conversação especial foi realizada pela professora Alessandra Salles, que preparou um power point para as crianças. Ela perguntou aos alunos o que era iniciativa. As crianças manifestaram várias coisas: “ é uma forma de colaborar”, “ é preciso estar atento e observar”, “ é necessário pensar”. Alunos e professoras recordaram que no projeto Equipes do Bem têm praticado esse tema. Posteriormente, cada aluno registrou, com desenho, uma iniciativa que teve. Foi uma linda (...)
Leia maisQuímica Verde é praticada pelo 2º Ano nas aulas no Laboratório
Em uma prática no Laboratório, os alunos prepararam soluções de sulfato de cobre de tom azul. Eles fizeram cálculos e medições de volume e massa, antes de preparar as soluções. Na aula seguinte os alunos usaram a mesma solução para o estudo de Diluição. Essa conduta é denominada de Química Verde, pois não produz novos resíduos e rejeitos no ambiente. Retiraram uma alíquota dela e fizeram novas experiências. Além de ajudar a fixar o conteúdo trabalhado em sala, as (...)
Leia maisInfantil 4A aprende a contar histórias com sequência lógica
Para trabalhar a criatividade e desenvolver a linguagem oral, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga têm realizado algumas atividades com sequência lógica. Os alunos são convidados a contar uma história para a turma a partir da sequência de imagens afixadas no quadro. As crianças têm contado histórias criativas e diferentes! Enquanto contam a história, as professoras fazem algumas perguntas para ajudá-las no desenvolvimento da mesma, enriquecendo-a com detalhes. Com essa (...)
Leia maisOficina Pedagógica compõe o cardápio das Atividades Extracurriculares
A Oficina Pedagógica é realizada com os alunos do Infantil ao 1º Ano. Nela, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a coordenação motora e fixar conceitos como formas geométricas, cor, letras e números. Desenhos e pinturas, confecção de brinquedos de material reciclável, massinha e brincadeiras em grupo, histórias e culinária, são também experiências exploradas. Na Oficina Pedagógica as crianças são estimuladas ao cultivo da colaboração, do trabalho em equipe, da (...)
Leia mais