3º Ano amplia conhecimentos sobre as rochas e solo com a visita do professor Antônio Uberti

Unidade: Florianópolis | 26 Jun 2019

A turma do 3º Ano vem realizando um amplo estudo sobre as rochas e os tipos de solo. Juntamente com os professores de Educação Ambiental, Daniela Spillere, o estagiário Guilherme Antunes e o professor de Lógica Josemar Siqueira, usando o material Experimenta Ciências, os alunos levantaram hipóteses e realizaram experiências e registros sobre as rochas e como classificá-las em magmáticas, sedimentares e metamórficas.

As crianças ficaram muito entusiasmadas com o estudo e passaram a trazer rochas que encontravam e pesquisas feitas com as famílias, gerando muitos estímulos para aprofundar ainda mais os conhecimentos.

A professora Patrícia Neves também trouxe uma rocha diferente e a busca por descobrir que tipo de rocha era aquela gerou ainda mais interesse das crianças. Dessa forma, foi conversado com a professora Gleise Nunes Pires Giovanaz, que convidou o professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e engenheiro agrônomo, Sr. Antônio Uberti.

As crianças se prepararam com muita alegria para receber a visita do professor, fizeram algumas perguntas e esperaram que ele respondesse à pergunta sobre que rocha era aquela trazida pela professora.

Em uma sexta-feira, o professor Antônio foi até o Colégio explicar um pouco mais sobre as rochas, bem como os tipos de solo que são derivados de determinados tipos de rochas, como o basalto, granito e arenito. O professor ainda respondeu nossa pergunta em relação a rocha encontrada: era um folhelho. Ele ficou impressionado com as perguntas das crianças e o conhecimento que elas já abarcaram. As crianças ficaram atentas às suas explicações e compartilharam alegres suas experiências e dúvidas em relação ao tema. Foi uma conversa muito agradável, que ampliou ainda mais os conhecimentos!

“Vocês podem representar a ignorância como uma rocha granítica que, à semelhança do que ocorre com as rochas da Natureza, requer grande empenho, vontade e decisão para soltar suas partes mais duras. Em seu espírito, assim como em sua vida, o homem encerra profundos mistérios que é preciso descobrir; mas nada se consegue sem um esforço firme, sem um labor continuado e tenaz.” Sabedoria Logosófica