Notícias

Página: 375 de 839


Alunos do 2º Ano realizam atividade com maquetes

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 2º Ano estão estudando sobre maquetes e aprenderam que elas podem representar, de forma reduzida, os lugares. O livro de Geografia ressalta a importância deste trabalho pelo fato das maquetes permitirem representar paisagens de lugares do nosso dia a dia e, assim, contar um pouco sobre a vida nesses locais. Para enriquecer as atividades, as crianças confeccionaram lindas maquetes, com auxílio dos familiares, de lugares da Escola onde gostam de brincar e fizeram uma bela (...)

Leia mais

Colégio Logosófico recebe as famílias para a celebração do Projeto Institucional Família

Unidade: Florianópolis

O Sistema Logosófico de Educação desenvolve, anualmente, o Projeto Institucional Família, ampliando os conhecimentos de crianças e familiares sobre este conceito tão importante, através de diversas atividades. Em Florianópolis, como culminância deste projeto, as famílias foram convidadas para participar de um sábado letivo muito especial. As semanas anteriores foram de intensa preparação! As crianças produziram bolinhos que foram oferecidos às famílias ao final do evento, (...)

Leia mais

Infantil 2B participa de circuito sensorial com os pés 

Unidade: Florianópolis

Ao observar as brincadeiras e atividades realizadas pela turma do Infantil 2B, as professoras perceberam que alguns alunos deixavam de desfrutar de alguns momentos porque não queriam ficar descalços. Foi então que elas decidiram organizar um circuito com diversos elementos e convidaram os alunos a tirarem seus sapatos para sentirem diferentes texturas com os pés. Que grande desafio! Cada um fez o esforço de tirar seus sapatos e meias sozinho e, com muita paciência, aguardaram a vez de (...)

Leia mais

3º Ano visita o Museu do Homem do Sambaqui e amplia conhecimentos sobre a evolução do ser humano

Unidade: Florianópolis

Ao longo do primeiro trimestre, nas aulas de Ética, as professoras trouxeram muitas informações sobre as várias teorias da evolução do ser humano e de como surgiu a vida na Terra. Ao contrário do que muitas vezes as pessoas possam imaginar, a vida demorou para se desenvolver, respeitando um lento processo de evolução. Apenas após muito tempo o homem descobriu que necessitava se organizar, se comunicar, ensinar uns aos outros os conhecimentos que adquiriam e adaptar-se às diversas (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 5 iniciam a tarde com acolhida lúdica 

Unidade: Florianópolis

No início da tarde, a chegada das crianças da turma do infantil 5 na Sala Referência é motivo de muita alegria e superações! Cada criança é responsável por retirar o lanche da mochila (que vai direto para geladeira) e a agenda para ser verificada e carimbada. Após esse momento, a criança observa os brinquedos e materiais disponíveis na sala e sugere possibilidades para que as brincadeiras aconteçam. Dessa maneira, os pequenos grupos se formam e a mente, a sensibilidade e as (...)

Leia mais

2º Ano A cultiva nobres sentimentos escrevendo cartas

Unidade: Funcionários

Trabalhando com as características de uma carta pessoal, cada aluno escreveu uma carta a ser enviada para uma pessoa de sua escolha. As crianças escreveram o rascunho no caderno, a professora corrigiu e elas reescreveram a carta, observando as anotações da professora, de forma a melhorá-la. Aprenderam também a preencher o envelope da forma adequada. Com as cartas já nos envelopes, a turma foi a uma agência de Correios, comprar os selos e postar as mensagens. Os alunos foram muito bem (...)

Leia mais

4º Ano A coloca em prática iniciativas felizes

Unidade: Funcionários

Os alunos estão aprendendo a ter cada vez, mais iniciativas de bem. Gabriela Urbano e Victor Nunes tiveram a linda iniciativa de compartilhar com os colegas algo que aprenderam. Victor trouxe uma tirinha da Mafalda, selecionada de um livro que possui. Ele preparou uma aula de Português para seus colegas, explorando o nome dos personagens e fazendo uma atividade de produção de texto relacionada à tirinha. Com a ajuda do colega Davi Siqueira, Victor explorou com os colegas o humor da (...)

Leia mais

Infantil 4B aprende a valorizar e respeitar as diferenças

Unidade: Funcionários

Para trabalhar o conceito de indivíduo e estimular a compreensão de que as diferenças são importantes na convivência, contribuindo para o cultivo de muitos valores, uma atividade especial foi planejada para a turma. Cada criança foi estimulada a escolher, no pátio do Colégio, uma folha para compor um mural. Observando as diferentes folhas, foram convidadas a extrair conclusões. Clara Maiolino, por exemplo, fez a seguinte observação: “Professora, aquela folhinha é da mesma (...)

Leia mais

Infantil 4A aprende com alegria

Unidade: Funcionários

A turma realizou uma atividade matemática com o objetivo de relacionar o número à quantidade. Em primeiro lugar, identificaram os numerais de 0 a 9. Em seguida, observaram as colunas de cada número e realizaram uma colagem. As professoras Alessandra Salles e Taís Veiga trabalharam com a noção espacial, coordenação viso-motora, coordenação motora fina e contagem mecânica, estimulando os  esforços para a finalização dos desafios, com muita (...)

Leia mais

Infantil 4B aprende a organizar as letras do alfabeto

Unidade: Funcionários

Dando início ao projeto Mala de Letras as professoras espalharam, no pátio do Colégio, pecinhas de madeira com as letras do alfabeto. As crianças receberam a seguinte ordem: cada uma deveria pegar apenas uma letra, para fazer um trabalho em equipe: ordenar corretamente as letras do alfabeto. Para facilitar, as docentes cantaram a música do alfabeto e, com esse auxílio, elas conseguiram finalizar a brincadeira com êxito. A atividade foi bastante produtiva, pois as crianças se envolveram (...)

Leia mais