Notícias

Página: 228 de 844


Alunos do 1º Ano A estudam sobre as diferenças entre lar e moradia

Unidade: Funcionários

Unindo o estudo sobre os diversos tipos de moradia ao Projeto Família, desenvolvido no mês de maio, as professoras Fernanda Mesquita e Juliana Domingues fizeram a seguinte pergunta aos seus alunos: “Qual a diferença entre uma casa e um lar?”. A pergunta proporcionou uma conversa com as crianças sobre o assunto, criando a oportunidade de trabalhar o conceito de lar. “Um lar é muito mais que as paredes, o piso e os móveis que compõem a parte física da moradia. O lar é um ambiente (...)

Leia mais

Aluno do 8º Ano ganha o primeiro lugar estadual no Concurso Internacional de Cartas

Unidade: Brasília

Em março, nossos adolescentes participaram do Concurso de Cartas promovido, em nosso país, pelos Correios. A iniciativa recebe inscrições de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e do mundo. O tema deste ano foi: “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”. Como parte do regulamento, os alunos tinham que redigir, de próprio punho, até 800 palavras. E elas não podiam revelar informações pessoais dos alunos, como a cidade ou o país (...)

Leia mais

Sentimentos, amor e o conceito de Deus são trabalhados no "Projeto Família" no Infantil 4 A

Unidade: Funcionários

A turma do Infantil 4 A tem vivido, de forma muito feliz e sensível, o "Projeto Família". Uma das atividades realizadas foi a contação de história "As cores do amor", de Luciano Trigo. Na história, a personagem pede que sua mãe, que é artista, desenhe o amor. A mãe busca um espelho e a filha observa a sua imagem refletida nele, e a mãe explica que ali está contido o amor. “Conversamos com os alunos sobre o que são os sentimentos, como o amor, e eles manifestaram que os mesmos (...)

Leia mais

O 3º Ano B vive momentos felizes no Projeto Família

Unidade: Funcionários

As professoras Júlia Lisboa e Carolina Formagin planejaram o Projeto Família, de 2021, tendo em mente estimular as crianças ao cultivo do sentimento de gratidão aos familiares e a uma convivência harmônica com os irmãos. Para iniciar o projeto, as professoras perguntaram para as crianças: “Qual é a primeira palavra que vem à mente quando pensam na família?” Com as respostas, formaram uma nuvem de palavras: amor, felicidade, segurança, gratidão... “Em nossas conversas, (...)

Leia mais

O projeto “I know, I teach” faz sucesso no 3º Ano B

Unidade: Funcionários

As crianças do 3º Ano B vibraram quando a professora Júlia Lisboa lançou a seguinte proposta: ter um momento especial, semanalmente, para compartilhar conhecimentos diversos, no qual os próprios alunos ensinariam algo de sua escolha para os colegas. “Combinamos que cada um deveria se inscrever por meio de um formulário, indicando que conhecimento gostaria de compartilhar, os materiais necessários, e se gostaria de ensinar com a ajuda de outro colega. Cultivando a autonomia, a (...)

Leia mais

Crianças do 2º e 3º Ano aprendem sobre "Private and Personal Information" em aula de "Digital Skills"

Unidade: Funcionários

Com o avanço no uso das redes sociais, o ser humano, cada vez mais, compartilha e se conecta com outras pessoas. Muitas vezes, sem pensar que o compartilhamento on-line apresenta alguns riscos. Pensando em favorecer que os alunos desenvolvam defesas mentais por meio da obtenção de conhecimentos, e, dessa forma, aprendam a pensar e fazer escolhas conscientes, a professora Milena Almeida, em uma das aulas de Digital Skills, propôs que conversassem sobre Private and Personal (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 4 A aprendem a colaborar na organização do plano do dia

Unidade: Funcionários

Com o retorno às aulas presenciais, os alunos do Infantil 4 A têm colaborado ativamente na organização do plano do dia (routine). A atividade tem sido uma oportunidade para aprenderem, na prática, os valores da ordem, da disciplina e do aproveitamento do tempo. Desenvolvem, também, importantes aspectos da BNCC, como: adquirir a capacidade de identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência; expressar-se livremente por meio de desenhos; ampliar o vocabulário; exercitar a (...)

Leia mais

Infantil 4 A colabora com o protocolo de segurança cultivando a organização e a responsabilidade de forma divertida

Unidade: Funcionários

Com o retorno às aulas presenciais, as professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy têm realizado vários combinados com as crianças, para que todos consigam colaborar com as medidas de segurança contra o COVID-19. Estudando as formas geométricas, os alunos identificaram que o piso da sala de aula é formado por quadrados (squares). A professora Alessandra propôs, então, uma fila diferente: a fila do quadrado. Para usar o banheiro e realizar a lavagem das mãos, os alunos se posicionam (...)

Leia mais

Os pequenos cientistas da natureza do Infantil 4 A fazem nova descoberta

Unidade: Funcionários

Favorecer o desenvolvimento das faculdades mentais de observar, intuir, pensar e muitas outras tem sido um dos grandes objetivos das professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy no Infantil 4 A e, por isso, a turminha, em todos os ambientes que frequenta na Escola, está disposta a fazer muitas descobertas! Observando o ipê branco presente no Jardim Pedagógico, as crianças perceberam que havia muitos “galhos pelados”, como disseram. Dando continuidade às investigações, observaram (...)

Leia mais

Infantil 4 tem aula especial pelo Dia das Mães

Unidade: Uberlândia

Para homenagear as mamães do Infantil 4, foi realizada uma aula especial. As mamães receberam um convite afetuoso para participar de uma aula síncrona junto a seus filhos. A aula foi recheada de afeto, ternura e brincadeiras! Mães e filhos brincaram de leitura labial, fizeram massagem, foram desafiados a pegar um objeto cujo nome se inicia com o mesmo som do nome da mamãe. E ainda fizeram uma atividade de artes! Essa aula especial foi preparada com muito carinho pelas (...)

Leia mais