O projeto “I know, I teach” faz sucesso no 3º Ano B

Unidade: Funcionários | 19 May 2021

As crianças do 3º Ano B vibraram quando a professora Júlia Lisboa lançou a seguinte proposta: ter um momento especial, semanalmente, para compartilhar conhecimentos diversos, no qual os próprios alunos ensinariam algo de sua escolha para os colegas.

“Combinamos que cada um deveria se inscrever por meio de um formulário, indicando que conhecimento gostaria de compartilhar, os materiais necessários, e se gostaria de ensinar com a ajuda de outro colega. Cultivando a autonomia, a atividade foi planejada diretamente com as crianças, que se organizaram e escolheram o que queriam ensinar com independência.”, explicou a professora Júlia.

O projeto “I know, I teach” já teve várias edições! A turma já aprendeu a fazer um marcador de livro com a aluna Victória Barroso. Todos estão criando o hábito de não usar a orelha do livro, já que a professora Carolina Formagin ensinou, na aula de Literatura, que esse uso danifica o livro. Fizeram um delicioso brigadeiro de micro-ondas com a aluna Bruna Vilela! Os alunos Letícia Lopes, Matheus Rapini, Marcela Alvim e Beatriz Cifuentes ensinaram diversos desenhos interessantes. E a Giovanna Lopes compartilhou com os colegas como fazer um gatinho de origami.

“Outras edições do projeto estão por vir! Ele tem cumprido muitos objetivos! As crianças estão aprendendo, juntas, que compartilhar conhecimentos é uma forma de fazer o bem, o que contribui para um mundo melhor, enquanto se cultiva muitos valores: a generosidade, a paciência, a confiança em si mesmo, a organização, entre outros. 'I know I teach' tem sido, para alguns alunos, uma grande oportunidade de combater a timidez. A atividade também tem contribuído muito para a vinculação da turma. Teremos outras receitas, origamis, jogos, dicas de uso de tecnologias e muito mais!”, afirmou, feliz, a professora Júlia.

Vejam alguns depoimentos:

“O 'I know I teach' é legal porque a gente ensina um saber que a gente tem para as outras pessoas, e isso faz um mundo melhor!” - Victória Barroso

“Eu adorei fazer o 'I know I teach', porque eu pude compartilhar coisas que eu sabia, e ver os outros felizes fazendo e comendo o brigadeiro e, também, essa receita ensina a autonomia porque as crianças podem fazer sozinhas.” - Bruna Vilela

“O projeto tem sido muito rico! Um aspecto que tem se destacado é o cultivo da autonomia. Nesse ano, temos trabalhado esse elemento de muitas formas e o 'I know, I teach' é uma delas. As crianças estão se empenhando para se organizar, com antecedência e por conta própria, o que é necessário para cada edição. Além disso, ficam muito animadas ao organizar tudo diretamente com a professora. No dia combinado, executam a atividade do seu jeitinho, seja com um vídeo, ensinando ao vivo o passo a passo da atividade proposta, demonstrando e ficando atentas aos colegas para ver se compreenderam. Uma fofura! A expectativa para chegar o seu dia de ensinar é grande!” - Professora Júlia Lisboa