Notícias

Página: 226 de 846


Infantil 5 faz "Festa das Cavernas" para finalizar o projeto "História da Escrita"

Unidade: Uberlândia

Esse ano, as professoras Sara Mendonça e Eduarda Manera, da Turma da Colaboração, aceitaram o desafio de fazer uma atividade que sempre ocorreu de forma feliz e com muita animação nas aulas presenciais, só que, desta vez, teria que ser realizada de forma on-line: A Festa das Cavernas! Os alunos participaram do Projeto "História da Escrita" e aprenderam bastante sobre o surgimento da escrita, desde as pinturas rupestres até os dias atuais. Eles se encantaram com as aulas dos (...)

Leia mais

Turmas do Infantil aprendem a fazer brincadeiras positivas nas aulas de Movimento Criativo

Unidade: Goiânia

A Pedagogia Logosófica oferece elementos que enriquecem e orientam a vida em todas as circunstâncias. No caso das brincadeiras, ensina que: “Se você gosta de brincadeiras, trate de que as suas sejam sempre simpáticas e produzam bom efeito. Que elas nunca afetem os sentimentos daqueles que o escutam.” Com base neste ensinamento, a docente Adriana Lima trabalhou, nas aulas de Movimento Criativo, com as turmas do Ensino Infantil, brincadeiras espontâneas numa convivência feliz, (...)

Leia mais

Infantil 2 aprende o valor da organização

Unidade: Cidade Nova

O retorno das aulas presenciais representou para a professora e para os alunos do Infantil 2 um motivo de muita alegria. Mas, como as crianças ainda não tinham vivido a experiência de estar na escola, a adaptação é, sem dúvida, uma etapa que precisa ser vivida, e que pode ser vivida com leveza e alegria. Com o objetivo de favorecer este processo de adaptação, a professora Rosemary Gurgel, durante a rodinha, usa imagens para fazer o planejamento das atividades do dia junto com as (...)

Leia mais

Infantil 4 desenvolve o vocabulário sobre a “family” nas aulas do Projeto Bilíngue

Unidade: Cidade Nova

O Projeto Família foi iniciado no Colégio Logosófico e, nas aulas de Língua Inglesa, os alunos da turma do Infantil 4 aproveitaram para conhecer o vocabulário sobre a família, apresentando os seus familiares em Inglês para os colegas. Miss Teixeira solicitou às crianças fotos delas com suas famílias. Em seguida, pediu que cada um apresentasse their family aos colegas, descrevendo: “This is my…” Os alunos também falaram sobre o quanto a family é especial e importante em suas (...)

Leia mais

Infantil 4 vive com muito entusiasmo o início de uma nova etapa em suas vidas

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 4 começarão a fazer deveres de casa. As professoras, Nirvana Arantes e Laiene Guimarães, prepararam uma manhã muito especial para o início desta nova etapa. Inicialmente, as docentes perguntaram aos alunos o que eles achavam que poderia ser um tesouro. Após as respostas e as trocas de experiências, elas explicaram que um tesouro é tudo aquilo que é importante para nós, como a nossa família, a vida, a saúde, entre outras coisas. Em seguida, as professoras (...)

Leia mais

Infantil 5 aprende sobre “the body parts” nas aulas do Projeto Bilíngue

Unidade: Cidade Nova

Nosso corpo tem várias partes, que usamos para as atividades e brincadeiras que fazemos todos os dias. Cada uma delas tem uma função muito importante. Durante as aulas de Língua Inglesa, Miss Teixeira apresentou para os alunos o vocabulário sobre nosso body. Em seguida, a teacher pediu às crianças que fizessem o seu self-portrait para praticarem the body parts. “A atividade foi realizada com muito gosto e alegria por todos os alunos e resultou em lindos registros!” – (...)

Leia mais

Alunos do 8º e 9º Ano criam vídeos com fantoches para projeto de oralidade

Unidade: Cidade Nova

Em abril, os alunos do 8º e 9º Ano realizaram o projeto de oralidade de uma forma diferente: criando vídeos com fantoches. Tal proposta está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contempla a cultura digital, mas também segue a proposta do Colégio Logosófico de fazer com que os adolescentes sejam agentes da linguagem, capazes de usar a língua (falada e escrita) em diversificadas atividades humanas. Assim, os alunos escreveram suas próprias histórias e as (...)

Leia mais

Alunos do 9º Ano realizam trabalho sobre a trajetória de personalidades históricas brasileiras

Unidade: Cidade Nova

A turma do 9º Ano realizou um trabalho avaliativo de História que tinha como objetivo refletir sobre a importância da atuação dos movimentos sociais para a formação do século XX e do Brasil atual. Esse trabalho foi motivado pela necessidade de familiarizar os alunos acerca de algumas das trajetórias e pautas políticas, culturais e sociais de luta de grupos sociais tradicionalmente invisibilizados na formação do Brasil contemporâneo. Para tanto, os alunos pesquisaram (...)

Leia mais

Atividade sobre acessibilidade em residências é realizada na turma do 7° Ano

Unidade: Cidade Nova

Para trabalhar questões sobre acessibilidade em residências adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanentemente, a professora de Geografia, Suely Takahashi, propôs para os alunos do 7° Ano a realização de uma atividade com o tema: Minha casa é o meu laboratório de pesquisas. A mesma ocorreu a partir do seguinte passo a passo: 1° - Tire fotografias de duas áreas da sua casa escolhidas para o trabalho. 2° - Descreva no seu trabalho, por escrito, como é (...)

Leia mais

Alunos dos 8º e 9º Ano criam Mapas Mentais

Unidade: Cidade Nova

Considerado um método eficiente para garantir uma melhora na memorização e aprendizagem, os Mapas Mentais estão sendo cada vez mais utilizados como técnicas de estudo. Diante disso, a professora Fabíola Perrim solicitou aos alunos do 8º e 9º Ano que cada um elaborasse seus Mapas Mentais com os temas que seriam abordados na avaliação de aprendizagem. Utilizando símbolos, cores, setas, tópicos, frases curtas e esquemas, os alunos produziram seus mapas, manuscritos e também por (...)

Leia mais