Notícias

Página: 229 de 844


Dinâmica realizada na aula de Inglês, com os alunos do 9º Ano, trabalha características, valores e sentimentos comuns aos adolescentes

Unidade: Cidade Nova

A turma do 9º Ano viveu um lindo momento nas aulas de Inglês. Tiveram uma ótima oportunidade de olhar para o interno e agir para a construção de um mundo melhor. Fizeram um book test bem diferente desta vez. A ideia foi combinar o livro paradidático Identity, que trabalha características, valores e sentimentos comuns aos adolescentes, com o tema da agenda anual: "For a better world" ("Por um mundo melhor"). Desta forma, os alunos foram convidados a, criativamente, responder em (...)

Leia mais

Alunos do 1° Ano resolvem situações problema e ampliam conceitos matemáticos

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 1° Ano estão ampliando a cada dia seus conhecimentos matemáticos. Adoram participar dos desafios que envolvem noções de adição. Levando em consideração esse interesse e estímulos das crianças, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo elaboraram algumas situações problema pautadas em vivências do cotidiano, e estimularam as crianças a resolvê-las, pensando e utilizando materiais concretos como: lápis, palito de picolé, palito de fósforo e pregador de (...)

Leia mais

4º Ano aprende sobre a relação entre as horas e o tempo

Unidade: Cidade Nova

Uma criança sabe olhar as horas e compreender o que é um espaço de tempo? Sabe a importância do aproveitamento do tempo? Como ensinar esse conceito tão valioso? Para compreender o conceito de tempo, as professoras do 4º Ano iniciaram a aprendizagem do relógio analógico. As crianças montaram seus relógios e, na aula, começaram a fazer as primeiras tentativas de marcar as horas. Olhar as horas parece algo simples, principalmente quando usamos um relógio digital. Mas, quando se (...)

Leia mais

Alunos do 5º Ano realizam reflexões a partir do livro “O grande passeio”

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 5º Ano realizaram diversas reflexões a partir da leitura do livro “O grande passeio”, de Larissa Lanna. A publicação conta a história de uma adolescente que morava na cidade grande, em Belo Horizonte (MG), e teve a oportunidade de passar as férias em uma fazenda com seus familiares: tios e primos. As férias tornaram-se inesquecíveis! Marina, a garota da história, não só se divertiu muito como também teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, voltar para (...)

Leia mais

Alunos do 1º Ano vivem momentos recheados de recordações, afeto e gratidão durante dinâmica sobre linha do tempo

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade ao estudo de identificação de aspectos referentes ao crescimento, cada criança construiu uma “linha do tempo” com o auxílio da família, e teve a oportunidade de compartilhá-la com os colegas. Para auxiliar os alunos durante o relato de suas vivências, as docentes, Naiane Monique e Letícia Fajardo, montaram uma apresentação em Power Point com as recordações dos primeiros anos de vida de cada criança até os dias atuais, encaminhadas no Google Classroom pelas (...)

Leia mais

Biblioteca Escolar on-line amplia o acesso para alunos, pais e funcionários

Unidade: Chapecó

A Biblioteca Escolar é uma importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do aprendizado e da interação social dos alunos. Serve de suporte para os professores em suas atividades, para alunos em suas tarefas, apoio às pesquisas e ampliação da visão de mundo através da literatura e do estímulo à leitura. Visando o cumprimento de suas funções, a Biblioteca Escolar do Colégio Logosófico González Pecotche, aberta ao atendimento da comunidade escolar, oferece o acesso aos (...)

Leia mais

Infantil 2 B aprende com caixas de papelão

Unidade: Chapecó

As crianças do Infantil 2 B estão realizando um estudo muito divertido, explorando caixas de papelão, com atenção em seus tamanhos, trabalhando classificação e seriação, principalmente, e ampliando os conhecimentos matemáticos. Em uma visita à Biblioteca Escolar, a turma participou de um momento especial: a bibliotecária Sandra Franciscatto contou a história “Caixa de brincar”, de Leninha Lacerda. Após contar a história, mostrou para as crianças uma caixa azul com um (...)

Leia mais

Infantil 2 B passeia pelo pomar para reconhecer as árvores frutíferas

Unidade: Chapecó

Em uma gostosa tarde, as professoras Luciana Noskoski e Jessica Kriki apresentaram para a turma do Infantil 2 B um vídeo com a música “Pomar”, do grupo Palavra Cantada. O que atraiu a atenção da turma foram as diferentes frutas que apareceram na letra da música, e uma criança logo manifestou: “Tem frutas diferentes!”. Outra criança relatou que queria ouvir novamente a parte que se referia à bananeira. Observando o interesse das crianças em relação ao tema, as (...)

Leia mais

Restaurante do Infantil 4 B é colorido e nutritivo

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 4 B, das professoras Luciana Peretti e Roseane Evangelista Freire, realizou uma atividade diferente: o restaurante do Infantil 4 B. A atividade fez parte do projeto "Meu corpo, meus pensamentos e sentimentos". O combinado era que cada família enviasse para o lanche da tarde um prato com alimentos coloridos para a criança degustar. “Em sala, havíamos estudado durante a semana sobre as cores dos alimentos e a importância de consumir alimentos de todas as cores para o (...)

Leia mais

3º Ano se envolve no estudo da sequência de Fibonacci

Unidade: Chapecó

É possível aprender Matemática com a natureza? A turma do 3º Ano comprovou que sim! Observando algumas plantas, especialmente árvores e flores, os alunos foram estimulados pelas professoras Ana Amélia Bergamo e Layana Mantelli a refletir se havia algo relacionado à Matemática ali. Foi então que os alunos perceberam que galhos e pétalas podem seguir uma sequência bem interessante, sequência essa que foi percebida e documentada pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci. A (...)

Leia mais