Alunos do 1° Ano resolvem situações problema e ampliam conceitos matemáticos

Unidade: Cidade Nova | 19 May 2021

Os alunos do 1° Ano estão ampliando a cada dia seus conhecimentos matemáticos. Adoram participar dos desafios que envolvem noções de adição. Levando em consideração esse interesse e estímulos das crianças, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo elaboraram algumas situações problema pautadas em vivências do cotidiano, e estimularam as crianças a resolvê-las, pensando e utilizando materiais concretos como: lápis, palito de picolé, palito de fósforo e pregador de roupa.

Nessa atividade, incentivaram os alunos a registrar os resultados encontrados no chat. Eles adoraram utilizar essa ferramenta. Após esse registro inicial, um aluno colaborador era convidado para apresentar seu raciocínio aos demais colegas.

Durante a realização dessa dinâmica, as docentes observaram que as crianças se esforçaram para escutar, com atenção, as situações apresentadas e pensaram para representá-las corretamente, observando seus registros. Além disso, durante a socialização dos resultados, buscaram aguardar, com paciência, a vez de participar.