A turma do 9º Ano realizou um trabalho avaliativo de História que tinha como objetivo refletir sobre a importância da atuação dos movimentos sociais para a formação do século XX e do Brasil atual. Esse trabalho foi motivado pela necessidade de familiarizar os alunos acerca de algumas das trajetórias e pautas políticas, culturais e sociais de luta de grupos sociais tradicionalmente invisibilizados na formação do Brasil contemporâneo.
Para tanto, os alunos pesquisaram personalidades históricas brasileiras da primeira metade do século XX, durante a Primeira República (1889-1930) e a Era Vargas (1930-1945). Em seguida, gravaram vídeos ("fotografias animadas") usando o aplicativo para celulares ChatterPix, nos quais narraram a trajetória e a importância histórica da personagem escolhida, passando-se por ela. Ao final, o trabalho foi reunido pelo professor em uma "exposição virtual" (Google Sites) para consulta de toda a turma e utilizado, também, como questão de prova.
O trabalho baseou-se no desenvolvimento das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) listadas abaixo:
- (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
- (EF09HI09)Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
“A atividade se revelou uma excelente oportunidade para proporcionar o investimento no trabalho e na expressão oral por meio das ferramentas e tecnologias digitais próximas à realidade dos alunos como, por exemplo, a gravação e edição de vídeos. Nesse sentido, representou uma oportunidade de aprofundar, também, os conhecimentos no âmbito da Cultura Digital, competência definida pela (BNCC)”, relatou o professor de História, Henrique Goulart.