Crianças do 2º e 3º Ano aprendem sobre "Private and Personal Information" em aula de "Digital Skills"

Unidade: Funcionários | 19 May 2021

Com o avanço no uso das redes sociais, o ser humano, cada vez mais, compartilha e se conecta com outras pessoas. Muitas vezes, sem pensar que o compartilhamento on-line apresenta alguns riscos.

Pensando em favorecer que os alunos desenvolvam defesas mentais por meio da obtenção de conhecimentos, e, dessa forma, aprendam a pensar e fazer escolhas conscientes, a professora Milena Almeida, em uma das aulas de Digital Skills, propôs que conversassem sobre Private and Personal Information. Algumas crianças sabiam do que se tratava e outras não.

Como forma de estimular a função de pensar e possibilitar a reflexão, a professora apresentou um vídeo que mostrava vários exemplos sobre o tema da aula, que pode ser visto abaixo.

Ao final do vídeo, Milena perguntou: “What information do you share online?”

O momento de troca após o vídeo foi enriquecedor: as crianças manifestaram suas experiências, identificaram os motivos pelos quais as pessoas compartilham informações sobre si mesmas nas redes sociais e aprenderam sobre a diferença entre “private and non-private information”,  importante para que as crianças estejam cientes dos riscos de se compartilhar informações privadas on-line, e de como podem se proteger mais.

Para finalizar a aula, a professora propôs um desafio: as crianças deveriam fazer "thumbs up" para as informações mostradas pela professora que eram ok to share e "thumbs down" para informações  not ok to share. Como já conseguiam identificar o que é private information e o que não é, as crianças conseguiram completar o desafio corretamente. They rock!