Notícias

Página: 652 de 841


Dia do Brinquedo amplia oportunidades de compartilhar vivências e saberes

Unidade: Florianópolis

Como é bom brincar! A necessidade e a importância das brincadeiras para as crianças são reconhecidas não apenas na área da educação, mas por toda a sociedade. No Colégio Logosófico, com o objetivo de cultivar uma convivência harmoniosa segundo os conceitos da Logosofia, todas as turmas da escola possuem o combinado do Dia do Brinquedo. Semanalmente, no dia combinado com cada grupo, as crianças podem trazer brinquedos de casa para compartilhar com os amigos, oferecendo (...)

Leia mais

Docentes do Infantil 1 comemoram o aniversário de Florianópolis     

Unidade: Florianópolis

Os professores do Infantil 1 aproveitaram o aniversário de Florianópolis, comemorado no mês de março, para trabalharem o conceito de gratidão com as crianças. Os pequeninos decoraram um painel com a imagem da Ponte Hercílio Luz, representando a cidade. Picaram papéis azuis e amarelos, que foram colados para desenhar o sol e o céu. Para fazer o mar, carimbaram com as mãozinhas pintadas de tinta azul. Com esta atividade, as docentes também trabalharam a coordenação motora fina, (...)

Leia mais

Crianças do 2º Ano investigam a Natureza e a si mesmas

Unidade: Florianópolis

A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental, no decorrer do ano de 2017,  terá várias oportunidades para conhecer ainda mais a Natureza e compreender como o mundo ao nosso redor funciona. Os alunos começaram a utilizar o material didático da Abramundo/Experimenta nas aulas. Com o auxílio deste material, as docentes instigaram as crianças: Como é a vida das minhocas?  O que há dentro da semente? O que são bulbos? As crianças já ficaram entusiasmadas para responder as perguntas e (...)

Leia mais

Crianças do 1º Ano fazem o próprio livro sobre o bem que nos rodeia

Unidade: Florianópolis

A turma do 1º Ano do Ensino Fundamental teve a oportunidade de conhecer a história El bien que nos rodea, de autoria da Adriana Cohon Melella e Daniela Castanõ. O livro, escrito originalmente em espanhol, conta a história de duas crianças que, com ajuda da família, vão descobrindo todo o bem que está ao redor. O 1º Ano foi convidado a fazer observações e registros, conforme conheciam a história: observaram o sol e todo bem que ele proporciona; observaram a Natureza; observaram os (...)

Leia mais

3º Ano visita o Centro Histórico de Florianópolis

Unidade: Florianópolis

No mês de março, a cidade de Florianópolis completou 344 anos e a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental realizou uma saída de estudos ao Centro Histórico de Florianópolis. Os alunos puderam observar e ampliar o que estudaram em sala de aula, como o surgimento das cidades colonizadas no Brasil e o gênero textual carta. Visitaram também o Correio Central, a Praça XV e o Museu Cruz e Souza. No retorno ao Colégio, as crianças recordaram o que viveram e elaboraram um Relatório (...)

Leia mais

Ciranda Literária estimula a prática da generosidade no 1º Ano B

Unidade: Funcionários

A professora Mariana Araújo dividiu as crianças do 1º Ano B em 6 grupos. Cada grupo ensaiou uma historinha para contar ao Infantil 3. Todos fizeram muito esforço e ensaiaram bastante. No dia da contação, cada grupinho assentou-se no chão e contou a história para os pequenos, que ficaram ouvindo tranquilos. Como forma de retribuir o bem, demonstrando gratidão, o Infantil 3 presenteou cada aluno do 1º ano com um lindo marcador de livro feito por eles! Depoimentos: Sofia (...)

Leia mais

3º ano A estuda elementos de geometria de forma deliciosa

Unidade: Funcionários

As professoras Anita Lima e Bruna Godoy explicaram aos alunos o que são arestas, faces e vértices. Em seguida distribuíram palitos de madeira e pacotinhos de balas de goma. Elas lançaram o desafio a cada criança: que montasse um cubo e uma pirâmide com esse material. As professoras afirmaram que a aula foi um sucesso! As crianças aprenderam de forma lúdica e deliciosa alguns conceitos matemáticos. Ao final, as peças foram colocadas em sacos plásticos para que todos pudessem (...)

Leia mais

Complemento ao estudo das relações ecológicas é motivo de jogo no 6º Ano

Unidade: Funcionários

A professora Beatriz Soares afirma que: “Brincar e aprender é uma combinação que pode dar certo! Para aplicar os conhecimentos sobre relações ecológicas, os alunos do 6º ano foram convidados a realizar um jogo de cartas. O baralho contém figuras bem diversificadas de seres vivos. Ganha o jogo quem conseguir montar 3 pares de relações ecológicas. Cada rodada foi uma diversão garantida junto com o desafio de descobrir quais relações ecológicas eram (...)

Leia mais

6º Ano faz comprovações científicas sobre decomposição

Unidade: Funcionários

A professora de Ciências, Beatriz Soares, planejou uma experiência com os alunos do 6º ano, para mostrar como é a realizado o ciclo da matéria. Um pedaço de mamão e um de pão foram colocados em potes diferentes. Alguns potes foram ficaram sobre o solo, em maior contato com o ar. Outros foram enterrados. Os alunos visualizaram os fungos decompositores e sua estrutura física. Comprovaram o processo de decomposição e observaram a formação de água nesse processo. Puderam concluir (...)

Leia mais

Posse dos representantes de turma do Fundamental II e Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Todos os anos o Colégio Logosófico realiza a posse dos representantes de turma eleitos, das turmas de 6º ao 3º ano do Ensino Médio. O representante de turma cumpre um papel importante e colabora no encaminhamento de vários assuntos ao longo do ano. Uma das tarefas é reportar aos colegas as notícias da direção, coordenação, assessoria, professores e, também, ser o porta-voz oficial da turma junto ao corpo docente. Quando a sala ou a turma tem alguma dificuldade, interesse ou (...)

Leia mais