Turmas 3 e 4 do Horário Estendido refletem sobre a importância de comandar a própria vida

Unidade: Brasília | 2 Dec 2017

Para mostrar de forma lúdica o que é ser manipulado pelo outro ou se deixar levar por pensamentos alheios, a professora Daiana Silva apresentou aos alunos das Turmas 3 e 4 do Horário Estendido uma analogia com fantoches.

A docente conversou com as crianças sobre o significado e o funcionamento dos fantoches. Destacou que eles são manuseados por uma pessoa que comanda seus movimentos e atitudes. Na ausência dela, eles deixam de dar vida a historinha que é contada. O mesmo acontece com o ser humano que se deixa levar por pensamentos alheios, perdem a capacidade de refletir e escolher suas atitudes para contar a história da sua própria vida.

A professora alertou aos alunos que devem sempre lembrar que são seres inteligentes e capazes de comandar a vida, pois sabem a importância de pensar, principalmente, antes de agir. Por isso não é legal nos deixar levar pelo pensamento alheio como acontece com os fantoches que podem participar de histórias boas ou más, dependendo de quem os movimenta.

Após essa diferenciação entre o fantoche e o ser humano, cada criança construiu um fantoche. Iniciaram com a produção de vários rostinhos para os bonecos, sendo cada um com uma expressão diferente. Exploraram as técnicas de desenho, pintura, colagem e a coordenação motora. Depois das expressões prontas, recortaram e colaram em um palito de picolé para facilitar o manuseio do boneco.

Com essa atividade os alunos construíram um boneco criativo que os proporcionou identificar, de forma lúdica, o significado de manipular o outro e as diferentes expressões faciais que representam o que acontece no interno de cada um.