Turmas 3 e 4 do Horário Estendido exploram a obra “Os operários”, de Tarsila do Amaral

Unidade: Brasília | 2 Dec 2017

A professora Daiana Silva desenvolveu nas Turmas 3 e 4 do Horário Estendido uma atividade com a obra Operários, da artista Tarsila do Amaral, com o objetivo de conhecer suas obras e a importância dela no mundo das Artes.

Após compartilhar com todos um pouquinho da história da artista, dizendo-lhes das suas habilidades como pintora, desenhista e tradutora, as crianças iniciaram as análises das pinturas. Sobre a obra Operários, os alunos aprenderam que ela retrata o momento da industrialização brasileira.

No quadro, os operários são apresentados com os rostos sobrepostos, o que remete à massificação do trabalho, representada pela fábrica ao fundo e pelas condições precárias de vida nas cidades. Diversas etnias aparecem na obra, fazendo menção à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo. Embora as pessoas estejam em primeiro plano e todas tenham traços diferentes, não é fácil diferenciá-las. Elas parecem todas iguais, representando, portanto, um sistema que massifica o cidadão.

Após esse momento, os alunos fizeram uma releitura da obra, observando as características e explorando o espaço, as linhas e as cores.

Para finalizar, a professora e os alunos produziram um painel retratando uma releitura da obra que utilizou o rosto de cada criança.

Foi uma atividade rica e estimulante!