Notícias

Página: 544 de 841


Bicicleta, patinete e skate introduzem o estudo sobre equilíbrio no Infantil 5B

Unidade: Funcionários

Não foi um dia de diversão qualquer quando os alunos levaram para a escola bicicletas, patinetes e skates. Tudo fazia parte do objetivo do planejamento, de acordo com o projeto anual. Durante a brincadeira no pátio, as professoras lembravam as crianças de observar A busca do equilíbrio. Foi uma boa surpresa observar a generosidade de muitos alunos, ao ajudar o colega ou compartilhar o brinquedo. Na semana seguinte, em rodas de conversa, as professoras perguntavam: Por que caímos (...)

Leia mais

Infantil 4B recebe uma visita especial

Unidade: Funcionários

Para dar as boas vindas aos alunos, especialmente aos novatos, a assessora Letícia Viana, apresentou à turminha os bonecos amigos, Chiquinho e Maricotinha. O trabalho com os personagens Chiquinho e Maricotinha é um importante recurso da Pedagogia Logosófica, pois as docentes fazem relatos sobre o que eles “vivem”: são experiências parecidas com as que as crianças vivem no dia a dia.  Os alunos são capazes de se identificarem em diversas situações e assim elaborarem melhor (...)

Leia mais

Encontrar uma pedra foi o início de uma importante experiência para o Infantil 5B

Unidade: Funcionários

Brincando no tanque da areia, quatro “investigadores de 5 anos” rodeavam uma pequena pedra, curiosos com o objeto. Nos dias anteriores, a turma tinha acabado de viver a introdução ao projeto “História da Escrita”, quando a professora Ana Gabriela Lemos apresentou a escrita dos homens da caverna, que era feita através de símbolos. Nessa ocasião os alunos ficaram muito inquietos e estimulados com o assunto. No dia seguinte ao achado, a professora apresentou para toda a turma a (...)

Leia mais

5º Ano B desfruta da companhia ativa das professoras até nas brincadeiras de pátio

Unidade: Funcionários

As professoras Rita Xavier e Cecília Faria não ficam de fora das brincadeiras da turma. Para cada pátio, há uma brincadeira diferente: no pátio do meio é dia de pular corda, no ginásio, jogar futebol, na quadra verde é a tão esperada queimada e na quadra da Carandaí, é vôlei. As professoras realizam esse trabalho com o objetivo de formar e fortalecer o vínculo de afeto entre o professor e o aluno e o resultado logo nas primeiras semanas de aula foi imediato. Além disso, estar (...)

Leia mais

Uso de materiais alternativos nas aulas da Educação Física faz sucesso na Educação Infantil

Unidade: Funcionários

Será que um material da área da construção civil pode ser útil dentro da Educação Física? Você já ouviu falar de espuma de pedreiro? Ela é utilizada na parte final do reboco de paredes de alvenaria. É um material muito simples, encontrado em depósitos de construção num valor relativamente baixo. São blocos de espuma de uma densidade interessante para o uso nas aulas de Educação Física com as crianças pequenas. Os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza exploram com os (...)

Leia mais

Crianças do Infantil cultivam a alegria, a paciência e a disciplina nas aulas com a cama elástica

Unidade: Funcionários

Quem não gosta de cama elástica? É muito difícil encontrar uma criança que não goste de brincar na cama elástica. Você já se perguntou o porquê disso? A cama elástica é uma das atividades preferidas no Infantil, porque o pular é uma atividade natural da criança, ainda mais sendo impulsionada pelos movimentos  das molas que fazem o pulo chegar a uma altura maior que o normal em solo. Essa atividade resulta diversos benefícios para os alunos, tais como concentração, equilibro (...)

Leia mais

Turma do Infantil 5 aprende sobre o valor da amizade

Unidade: Cidade Nova

Aos cinco anos de idade, geralmente, as crianças já conseguem compreender e vivenciar a importância dos amigos em sua vida. Tendo em vista esse fato, durante a aula, as professoras do Infantil 5 refletiram com elas sobre o valor da amizade, abordaram o que é possível fazer para cultivar a boa convivência e mostraram que em seus corações podem caber muitos amigos. Além disso, para colocar em prática os ensinamentos passados em sala, os alunos fizeram pequenas esquetes representando (...)

Leia mais

Infantil 4 aprende a cultivar a responsabilidade e o gosto pela leitura

Unidade: Cidade Nova

Umas das várias missões do Colégio Logosófico é incentivar o gosto pela leitura. Com esse intuito, toda segunda-feira, os alunos do Infantil 4 vão à biblioteca da escola e escolhem dois livros de literatura e os levam para casa. Os livros permanecem com eles durante uma semana e retornam para o Colégio na segunda-feira seguinte. A bibliotecária Helena ensina para as crianças a cultivarem a responsabilidade com relação aos livros, principalmente, com os que levam para casa. Ela (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 2 têm a oportunidade de conhecer de perto uma tartaruga

Unidade: Cidade Nova

A professora do Infantil 2, Rosemary Gurgel, reuniu os alunos em uma roda e disse que a irmã do colega João Lucas, Ester, aluna do Infantil 5, iria mostrar uma surpresa. Ester levou a sua tartaruga para a turma conhecer. Enquanto o seu animal de estimação era admirado, a aluna explicou detalhes sobre o cuidado que ela tem com a alimentação da tartaruga e disse que sua refeição é ração e camarão. A partir dessa explicação, a professora Rosemary contou aos alunos que existia um (...)

Leia mais

Turma do Infantil 5 reflete sobre o conceito de equilíbrio brincando com um pião

Unidade: Goiânia

Para explorar o tema do ano de forma concreta e prática, as professoras do Infantil 5, Dayanna Gomes e Viviann Waleska, chegaram em sala com baú. Nele havia uma surpresa para a turma. As crianças observaram o baú, sacudiram para ouvir o que poderia estar lá dentro, sentiram se o conteúdo era leve ou pesado e levantaram algumas hipóteses. Foram dadas algumas dicas: que se tratava de um brinquedo, que esse brinquedo muito pais e avós já haviam brincado quando crianças, que tinha numa (...)

Leia mais