Página: 544 de 841
Bicicleta, patinete e skate introduzem o estudo sobre equilíbrio no Infantil 5B
Não foi um dia de diversão qualquer quando os alunos levaram para a escola bicicletas, patinetes e skates. Tudo fazia parte do objetivo do planejamento, de acordo com o projeto anual. Durante a brincadeira no pátio, as professoras lembravam as crianças de observar A busca do equilíbrio. Foi uma boa surpresa observar a generosidade de muitos alunos, ao ajudar o colega ou compartilhar o brinquedo. Na semana seguinte, em rodas de conversa, as professoras perguntavam: Por que caímos (...)
Leia maisInfantil 4B recebe uma visita especial
Para dar as boas vindas aos alunos, especialmente aos novatos, a assessora Letícia Viana, apresentou à turminha os bonecos amigos, Chiquinho e Maricotinha. O trabalho com os personagens Chiquinho e Maricotinha é um importante recurso da Pedagogia Logosófica, pois as docentes fazem relatos sobre o que eles “vivem”: são experiências parecidas com as que as crianças vivem no dia a dia. Os alunos são capazes de se identificarem em diversas situações e assim elaborarem melhor (...)
Leia maisEncontrar uma pedra foi o início de uma importante experiência para o Infantil 5B
Brincando no tanque da areia, quatro “investigadores de 5 anos” rodeavam uma pequena pedra, curiosos com o objeto. Nos dias anteriores, a turma tinha acabado de viver a introdução ao projeto “História da Escrita”, quando a professora Ana Gabriela Lemos apresentou a escrita dos homens da caverna, que era feita através de símbolos. Nessa ocasião os alunos ficaram muito inquietos e estimulados com o assunto. No dia seguinte ao achado, a professora apresentou para toda a turma a (...)
Leia mais5º Ano B desfruta da companhia ativa das professoras até nas brincadeiras de pátio
As professoras Rita Xavier e Cecília Faria não ficam de fora das brincadeiras da turma. Para cada pátio, há uma brincadeira diferente: no pátio do meio é dia de pular corda, no ginásio, jogar futebol, na quadra verde é a tão esperada queimada e na quadra da Carandaí, é vôlei. As professoras realizam esse trabalho com o objetivo de formar e fortalecer o vínculo de afeto entre o professor e o aluno e o resultado logo nas primeiras semanas de aula foi imediato. Além disso, estar (...)
Leia maisUso de materiais alternativos nas aulas da Educação Física faz sucesso na Educação Infantil
Será que um material da área da construção civil pode ser útil dentro da Educação Física? Você já ouviu falar de espuma de pedreiro? Ela é utilizada na parte final do reboco de paredes de alvenaria. É um material muito simples, encontrado em depósitos de construção num valor relativamente baixo. São blocos de espuma de uma densidade interessante para o uso nas aulas de Educação Física com as crianças pequenas. Os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza exploram com os (...)
Leia maisCrianças do Infantil cultivam a alegria, a paciência e a disciplina nas aulas com a cama elástica
Quem não gosta de cama elástica? É muito difícil encontrar uma criança que não goste de brincar na cama elástica. Você já se perguntou o porquê disso? A cama elástica é uma das atividades preferidas no Infantil, porque o pular é uma atividade natural da criança, ainda mais sendo impulsionada pelos movimentos das molas que fazem o pulo chegar a uma altura maior que o normal em solo. Essa atividade resulta diversos benefícios para os alunos, tais como concentração, equilibro (...)
Leia maisTurma do Infantil 5 aprende sobre o valor da amizade
Aos cinco anos de idade, geralmente, as crianças já conseguem compreender e vivenciar a importância dos amigos em sua vida. Tendo em vista esse fato, durante a aula, as professoras do Infantil 5 refletiram com elas sobre o valor da amizade, abordaram o que é possível fazer para cultivar a boa convivência e mostraram que em seus corações podem caber muitos amigos. Além disso, para colocar em prática os ensinamentos passados em sala, os alunos fizeram pequenas esquetes representando (...)
Leia maisInfantil 4 aprende a cultivar a responsabilidade e o gosto pela leitura
Umas das várias missões do Colégio Logosófico é incentivar o gosto pela leitura. Com esse intuito, toda segunda-feira, os alunos do Infantil 4 vão à biblioteca da escola e escolhem dois livros de literatura e os levam para casa. Os livros permanecem com eles durante uma semana e retornam para o Colégio na segunda-feira seguinte. A bibliotecária Helena ensina para as crianças a cultivarem a responsabilidade com relação aos livros, principalmente, com os que levam para casa. Ela (...)
Leia maisAlunos do Infantil 2 têm a oportunidade de conhecer de perto uma tartaruga
A professora do Infantil 2, Rosemary Gurgel, reuniu os alunos em uma roda e disse que a irmã do colega João Lucas, Ester, aluna do Infantil 5, iria mostrar uma surpresa. Ester levou a sua tartaruga para a turma conhecer. Enquanto o seu animal de estimação era admirado, a aluna explicou detalhes sobre o cuidado que ela tem com a alimentação da tartaruga e disse que sua refeição é ração e camarão. A partir dessa explicação, a professora Rosemary contou aos alunos que existia um (...)
Leia maisTurma do Infantil 5 reflete sobre o conceito de equilíbrio brincando com um pião
Para explorar o tema do ano de forma concreta e prática, as professoras do Infantil 5, Dayanna Gomes e Viviann Waleska, chegaram em sala com baú. Nele havia uma surpresa para a turma. As crianças observaram o baú, sacudiram para ouvir o que poderia estar lá dentro, sentiram se o conteúdo era leve ou pesado e levantaram algumas hipóteses. Foram dadas algumas dicas: que se tratava de um brinquedo, que esse brinquedo muito pais e avós já haviam brincado quando crianças, que tinha numa (...)
Leia mais