Notícias

Página: 541 de 841


Análise de mapas antigos enriquece o estudo de Cartografia no 6º Ano

Unidade: Cidade Nova

O estudo de cartografia iniciou no 6º Ano com a análise de 10 mapas antigos. Entre eles havia o Mapa de Cantino, elaborado em 1502. Ele é o mais antigo documento cartográfico que se tem notícia, onde aparece a Linha de Tordesilhas, indicando o limite entre as terras espanholas e portuguesas. Com o objetivo de detectar elementos que eram utilizados nas representações do mundo conhecido no período das Grandes Navegações, os alunos identificaram o registro de desenhos, alegorias (...)

Leia mais

Turma do 5º Ano aprende Espanhol se divertindo

Unidade: Cidade Nova

Aprender brincando! Essa é uma das metodologias adotadas durante as aulas de Espanhol do 5º Ano, que tem como objetivo contribuir para recordar e aprender palavras da língua estrangeira.  No mês de março, por exemplo, os alunos tiveram uma aula de jogos para recordar e ampliar o vocabulário em espanhol. Os alunos brincaram, num ambiente de afeto e respeito, de jogo da memória para relacionar significados, jogo de sílabas para formar palavras e jogo de cartas para treinar (...)

Leia mais

Setor de Adolescentes da Fundação Logosófica presenteia as crianças do Colégio

Unidade: Florianópolis

Durante o Momento Cívico, a Unidade Florianópolis teve a alegria de receber alguns adolescentes e docentes que participam da Fundação Logosófica. Eles contaram sobre o movimento que realizaram para arrecadar fundos com o objetivo de participar do Encontro de Adolescentes em Goiânia, em 2017. Do montante arrecadado, sobrou uma quantia, e os adolescentes tiveram a linda iniciativa de comprar brinquedos para as crianças do Colégio. Em seguida, algumas crianças foram convidadas para (...)

Leia mais

3º Ano estuda o conceito de fortaleza 

Unidade: Florianópolis

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história do Brasil e o conceito de fortaleza, o 3º Ano realizou a saída de estudo ao forte São  José da Ponta Grossa, localizado em Jurerê,  na região norte de Florianópolis. Foi um campo experimental para o cultivo de muitos valores, tais como ordem e disciplina, sobre os quais as professoras têm enfatizado a importância de cultivá-los. As crianças acompanharam com interesse as explicações das professoras e observaram (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano realizam apresentação no primeiro momento cívico do ano

Unidade: Florianópolis

Toda a terça-feira, no Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis, ocorre o Momento Cívico. Neste momento semanal são reunidas todas as crianças e docentes, que escutam e cantam o Hino Nacional e uma turma apresenta o que está aprendendo. Essa atividade cumpre muitos objetivos, em especial: estimular o sentimento de amor à pátria e aprender de forma altruísta, ou seja, compartilhando o conhecimento. A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental foi a primeira turma a apresentar o (...)

Leia mais

Unidade Florianópolis promove curso de capacitação sobre Segurança no Trabalho

Unidade: Florianópolis

Com o objetivo de proporcionar maior capacitação e conhecimentos aos funcionários, a Direção da Fundação Logosófica e do Colégio Logosófico, organizaram, no dia 10 de março, o curso de capacitação sobre Segurança no Trabalho, ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Luiz Fernando Cardoso. A realização deste curso faz parte de um planejamento de capacitação dos Funcionários da área Administrativa e da Limpeza. Os temas abordados foram: - História da Segurança (...)

Leia mais

Tema “Equilíbrio” abre as atividades de Educação Física de 2018

Unidade: Florianópolis

O início das atividades letivas no Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis foram marcadas por atividades que buscaram o desenvolvimento do equilíbrio. O professor de Educação Física, Willian Amorim, aproveitou os novos materiais adquiridos pelo Colégio e montou um circuito, no qual as crianças da Educação Infantil tiveram que completar todas as etapas sem cair, exigindo concentração, esforço e, principalmente, equilíbrio. Além de trabalhar as habilidades motoras (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental, nas aulas de Ética, aprendem sobre o exercício da Cidadania

Unidade: Florianópolis

Quando nascemos fazemos parte de uma grande família, a família humana. Cada um de nós tem o compromisso de ser um elemento construtivo no seio dessa família. A responsabilidade de colaborar, de contribuir, para o crescimento evolutivo desta família não está restrita somente aos grandes benfeitores, aos pensadores, humanistas, mas a cada um de nós, integrantes desta família. O que fazer, então, para ser este elemento construtivo, para aprender a ocupar o meu lugar com dignidade, (...)

Leia mais

Crianças do 2º Ano conhecem as histórias umas das outras por meio de objetos familiares   

Unidade: Florianópolis

A turma do 2º Ano tem realizado importantes descobertas a respeito da construção da história da sociedade e de nós mesmos. Os alunos participaram de uma roda de conversa e compartilharam os objetos que fazem parte da historia da família. Assim, todos descobriram que não fazem história sozinhos, e sim com o grupo de pessoas que vivem, em um lugar e uma época. Os objetos que contam a história da família são considerados documentos históricos não escritos (materiais). Dentre os (...)

Leia mais