Alunos do Fundamental, nas aulas de Ética, aprendem sobre o exercício da Cidadania

Unidade: Florianópolis | 27 Mar 2018

Quando nascemos fazemos parte de uma grande família, a família humana. Cada um de nós tem o compromisso de ser um elemento construtivo no seio dessa família. A responsabilidade de colaborar, de contribuir, para o crescimento evolutivo desta família não está restrita somente aos grandes benfeitores, aos pensadores, humanistas, mas a cada um de nós, integrantes desta família.

O que fazer, então, para ser este elemento construtivo, para aprender a ocupar o meu lugar com dignidade, cultivando os valores para ser um verdadeiro representante da humanidade e um colaborador que honra a espécie?

As atividades de Ética, em 2018, oferecerão um campo experimental para que as crianças possam ir reunindo os elementos para encontrar respostas a essa pergunta por meio de atividades lúdicas e cooperativas.

Entre outros formatos de estudos, o trabalho será realizado por meio de relatos de histórias do interesse dos alunos, criação de peças teatrais, elaboração de poesias,  estudos sobre a vida dos grandes pensadores, humanistas, benfeitores, apresentação de conceitos sobre os conteúdos da vida e superior da existência, análise de vídeos  e outros recursos, tudo isso visando o gosto pela superação e a afinidade pelo bem como elemento essencial à vida, o desenvolvimento das competências de elaborar perguntas a partir das observações sobre si mesmo, de conviver fazendo das atividades oportunidades de aprender com os demais; de buscar a causa dos problemas a partir de si mesmo, refletindo sobre o vivido e encontrando soluções elevadas de verdadeira superação de si mesmo.