Notícias

Página: 538 de 839


Turmas do Infantil 3A e B elaboram uma receita de gelatina com frutas

Unidade: Chapecó

As turmas do Infantil 3A, das professoras Márcia Lima e Mylene Perin, e do Infantil 3B, das professoras Eliane Pires e Thais dos Santos, reuniram-se para fazer uma deliciosa receita culinária de gelatina com frutas. Foram preparadas três gelatinas com as cores primárias: amarelo, azul e vermelho. Neste momento as crianças puderam observar as cores, o aroma e as mudanças que ocorreram ao preparar a gelatina. Enquanto observavam, as crianças manifestavam: “A água tá ficando (...)

Leia mais

3º Ano realiza observação pelo terreno do Colégio

Unidade: Chapecó

Os alunos do 3º Ano, sob a coordenação das professoras Daniela de Almeida Farias e Mylene C. Perin, estão aprendendo em Ciências sobre os animais vertebrados e invertebrados. O Colégio Logosófico possui uma ampla área verde de 27.000 m², e a turma realizou uma aula prática pelo terreno. Com várias lupas, os alunos procuravam observar tudo aquilo que encontravam pelo caminho. O ponto alto do passeio foi a oportunidade de pegar as minhocas de um minhocário e colocá-las na mão, (...)

Leia mais

Turmas do Infantil aprendem sobre as frutas na aula de Inglês

Unidade: Chapecó

Na Educação Infantil as aulas de Inglês têm sido divertidas! As turmas do Infantil 4A, 4B e Infantil 5 estudaram sobre as frutas. Inicialmente, aprenderam o nome de várias frutas por meio de diferentes dinâmicas e brincadeiras. Depois tiveram uma cooking class, onde cada criança montou seu prato divertido utilizando as frutas que foram tema da aula. Enquanto montavam os pratos, as crianças falavam o nome das frutas em inglês, e o que estavam “desenhando” (happy face, (...)

Leia mais

5º Ano inicia o ano letivo perfumando o ambiente da escola

Unidade: Chapecó

A turma do 5º Ano, sob a orientação das professoras Marcia Jacoski, Ana Amélia Artini Bergamo e Stéfani Bosco, realizou uma atividade especial: a confecção de sabonetes artesanais no Laboratório de Ciências. O objetivo, ao fazer os sabonetes, era de que cada um colaborasse para fazer as lembrancinhas dos aniversariantes da turma durante o ano, deixando assim, um pouquinho da alegria e generosidade em cada sabonete decorativo. “Essa é uma forma de expandir-se na recordação e (...)

Leia mais

Turmas da Educação Infantil conhecem seis acadêmicas de Fisioterapia que irão trabalhar na escola

Unidade: Chapecó

O Colégio Logosófico recebeu a visita de seis acadêmicas do curso de Fisioterapia da Unochapecó, que realizarão o estágio curricular em algumas turmas da Educação Infantil. Nesta primeira etapa, as acadêmicas foram recebidas pela Direção e Coordenação da Educação Infantil para organizar as datas do estágio, requisito na disciplina de Fisioterapia e Vivências. Foram apresentados os pilares do Colégio Logosófico, os princípios básicos da Logosofia, o Sistema Logosófico (...)

Leia mais

Atividade complementar ao projeto anual aborda o tema "A busca do equilíbrio"

Unidade: Cidade Nova

A assessora educacional Margarida Araújo realizou uma conversa com os alunos do 3º Ano sobre a importância dos pensamentos de bem, da organização, da disciplina e da serenidade na busca do equilíbrio interno. Ela recordou com os alunos que a natureza nos oferece vários exemplos de equilíbrio. Entre eles o beija-flor, que se mantém ativo, em movimento constante na coleta do néctar das flores. Os alunos ficaram interessados em saber como a ave consegue manter o equilíbrio e ela (...)

Leia mais

5º Ano aprende sobre a organização como fator de equilíbrio para a vida

Unidade: Cidade Nova

As professoras do 5º Ano, Renata Sodré e Cleimara Lott, têm trabalhado com os alunos sobre a busca do equilíbrio na vida. Mas como esse equilíbrio pode ser vinculado às atitudes diárias? Em uma das conversações os alunos puderam ver o movimento do pião e relacionar o seu movimento com a própria vida. Identificaram que o momento de maior equilíbrio do brinquedo é justamente quando ele está em intensa atividade. Puderam, com esse exemplo, compreender a importância da atividade (...)

Leia mais

Alunos do 6º Ano montam ecossistema individual durante as aulas de Ciências

Unidade: Cidade Nova

O 6º Ano agrupou, em um pequeno recipiente, os elementos físicos e vivos do ambiente. Fizeram, assim, um mini ecossistema. Na primeira fase desse projeto, os alunos irão acompanhar a adaptação das plantas ao novo ambiente e, no decorrer do tempo, a formação do equilíbrio entre os fatores físicos e vivos do ambiente. Essa experiência propiciará também o estudo dos ciclos do gás oxigênio, do gás carbônico, o ciclo da água e o ciclo da matéria. Posteriormente, será possível (...)

Leia mais

Análise de mapas antigos enriquece o estudo de Cartografia no 6º Ano

Unidade: Cidade Nova

O estudo de cartografia iniciou no 6º Ano com a análise de 10 mapas antigos. Entre eles havia o Mapa de Cantino, elaborado em 1502. Ele é o mais antigo documento cartográfico que se tem notícia, onde aparece a Linha de Tordesilhas, indicando o limite entre as terras espanholas e portuguesas. Com o objetivo de detectar elementos que eram utilizados nas representações do mundo conhecido no período das Grandes Navegações, os alunos identificaram o registro de desenhos, alegorias (...)

Leia mais

Turma do 5º Ano aprende Espanhol se divertindo

Unidade: Cidade Nova

Aprender brincando! Essa é uma das metodologias adotadas durante as aulas de Espanhol do 5º Ano, que tem como objetivo contribuir para recordar e aprender palavras da língua estrangeira.  No mês de março, por exemplo, os alunos tiveram uma aula de jogos para recordar e ampliar o vocabulário em espanhol. Os alunos brincaram, num ambiente de afeto e respeito, de jogo da memória para relacionar significados, jogo de sílabas para formar palavras e jogo de cartas para treinar (...)

Leia mais