Página: 879 de 915
Crianças do Infantil 2 experimentam diversas frutas e cultivam a gratidão pela natureza
As frutas são muito importantes para a saúde e devem estar inseridas na alimentação desde a mais tenra idade. Pensando nisso, as professoras do Infantil 2 apresentaram aos alunos diversas frutas fresquinhas no momento da conversação. A docente Rosemary Gurgel falou sobre a ingestão e a higienização desses alimentos e as crianças exploraram as características de cada uma, como cheiro, textura, cor e sabor. Na hora da leitura foi trabalhado o livro Mamão, melancia, tecido e poesia, (...)
Leia mais9º Ano realiza aula prática sobre as mudanças de estados físicos da matéria
Os alunos do 9º Ano, em Química, pesquisaram diversos experimentos sobre as mudanças de estados físicos. Em seguida, eles comentaram sobre os experimentos pesquisados e foram escolhidos quatro deles para serem apresentados em sala de aula. Dentre os escolhidos foram: Vela de manteiga com o pavio de papel: Neste experimento demonstrava-se a mudança de estado físico na manteiga ao acender o pavio de papel. Bolha gigante de CO2: Os alunos faziam bolhas gigantes de gás carbônico, (...)
Leia maisInfantil 3 aprende a cultivar a colaboração
Os alunos do Infantil 3 estão aprendendo a cultivar um importante valor: a colaboração. Para iniciar esses estudos, as professoras Naiane Monique e Tânia Líbero apresentaram a história do livro O colaborador, da autora Lei-Ly-Nay Paes Leme. Inspiradas nessa leitura, as professoras iniciaram o trabalho dos Colaboradores do Dia. Diariamente, elas escolhem dois alunos para auxiliá-las em pequenas tarefas da rotina, como a condução da fila, a entrega dos materiais do lanche, a (...)
Leia maisCrianças do Infantil 4 são estimuladas a criar e interpretar
As crianças do Infantil 4 gostam muito dos momentos de contação de histórias, participando, na maioria das vezes, como ouvintes atentos. Dessa vez as professoras inverteram os papéis e propiciaram aos alunos uma experiência nova: elas afixaram quatro imagens de uma mesma história no quadro, porém a ordem estava errada. Os alunos fizeram algumas observações sobre as imagens e aos poucos chegaram à conclusão da ordem lógica da história. Segundo as professoras, a atividade (...)
Leia maisCrianças do 2º Ano aprendem sobre os sólidos geométricos
A professora Luciene Arantes, do 2º Ano, pediu que cada aluno trouxesse de casa algum exemplo de sólido geométrico para a aula de matemática. Todos se empenharam bastante e foi possível visualizar modelos de cone, cilindro, paralelepípedo, esfera e prisma. De acordo com a docente, a oportunidade de estudar este conteúdo de forma concreta auxiliou o 2° Ano no entendimento dos conceitos que englobam os sólidos geométricos. “Exploramos os vértices, as faces e as arestas de cada um (...)
Leia maisAlunos do 9º Ano cultivam o hábito da leitura
Para que toda a turma do 9º Ano pudesse ser contagiada pelo gosto da leitura, a professora Esmeralda Lima propôs a seguinte atividade: cada aluno deveria elaborar um cartaz sobre o último livro lido. O cartaz tinha de ser atrativo, como se eles fossem vender o produto. No momento da biblioteca, cada aluno foi à frente e contou, superficialmente, a história de seu livro e, sem contar o final, procurou estimular o maior número de colegas a ler aquela publicação. “Muitos foram os (...)
Leia mais2º Ano inicia estudos do projeto anual "O ser que quero ser"
O 2º Ano iniciou os estudos do projeto anual O ser que eu quero ser com muita alegria e disposição. A turma assistiu atenta ao Momento Cívico preparado pela Equipe Técnica, e refletiu sobre o que seriam as “notáveis criações” a que se refere a agenda escolar. Assim que os alunos indagaram sobre qual seria a mais notável criação, as crianças descobriram que são as pessoas, a mais notável criação de Deus. Dando continuidade aos estudos, os alunos visitaram uma exposição (...)
Leia maisAluna do Infantil 4 ensina alunos do Infantil 5 a fazerem pulseiras coloridas
O Infantil 5 fez um convite à aluna Mariá Valadares, do Infantil 4, para ir até a sala ensinar a fazer pulseirinhas de liguinhas coloridas. Mariá ensinou com muita paciência e atenção. “Foi um momento divertido que, além de fortalecer nossa coordenação motora fina, nos deu a oportunidade de cultivar alguns valores, como o esforço, a paciência e a perseverança”, disseram as professoras Alessandra Gideoni a Adriana (...)
Leia maisProjeto de Leitura do 3º Ano aborda a história de Brasília e suas obras monumentais
Para ampliar o estudo do tema O Distrito Federal e suas belas Criações, a professora Waléria Marques escolheu o livro O menino que descobriu Brasília, de Regina Célia Melo, para trabalhar no 3° Ano. O livro conta a história do pai de Renato que foi transferido para Brasília. A princípio, a curiosidade do menino foi maior que a tristeza por deixar sua cidade, mas chegando a Brasília, ele se encantou com os monumentos e tentou entender que arquitetura era aquela que revelava tanta (...)
Leia maisTurma do 4º Ano investiga a história de Brasília
Brasília é uma cidade que nasceu à frente do seu tempo. A capital brasileira é um monumento a céu aberto e, com pouco mais de 50 anos de existência, já é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Brasília abriga inúmeras belezas e, neste 1° bimestre, ela será o objeto de investigação dos alunos do 4º Ano. Por meio do tema bimestral O Distrito Federal e suas belas criações, os alunos conhecerão algumas curiosidades sobre a cidade onde vivem. Dessa maneira, o livro (...)
Leia mais