9º Ano realiza aula prática sobre as mudanças de estados físicos da matéria

Unidade: Cidade Nova | 12 Apr 2015

Os alunos do 9º Ano, em Química, pesquisaram diversos experimentos sobre as mudanças de estados físicos. Em seguida, eles comentaram sobre os experimentos pesquisados e foram escolhidos quatro deles para serem apresentados em sala de aula. Dentre os escolhidos foram:

• Vela de manteiga com o pavio de papel: Neste experimento demonstrava-se a mudança de estado físico na manteiga ao acender o pavio de papel.
  • Bolha gigante de CO2: Os alunos faziam bolhas gigantes de gás carbônico, quando o gelo seco sublimava.
  • Derretimento da parafina: Os alunos fundiram a parafina na vela de manteiga.
  • Sublimação da cânfora: Os alunos viram várias mudanças de estados físicos ao esquentar a cânfora além da sublimação. Neste experimento os alunos aprenderam também sobre a função de brônquio dilatador desta substância também utilizada em pomadas e xaropes.

“A atividade foi muito divertida e rica em conhecimentos e contextualizações. Conseguimos também  experimentar  em nossa aula um conhecimento logosófico (abaixo) sobre o aprendizado seguro com a experimentação”, declarou a docente.

“A Logosofia não aconselha crer no que se estu­dou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a expe­rimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Curso de Iniciação Logosófica - parágrafo 40