Página: 876 de 915
Visita de aluno do 3º Ano enriquece projeto do Infantil 3B
A turma do Infantil 3 B recebeu em sua sala uma visita especial: o aluno Dan Maia de Abreu, do 3º Ano do Curso Fundamental. Dan foi contar sua visita ao Projeto Tamar, quando viajou para a Praia do Forte, na Bahia. As crianças ouviram atentas e se admiraram com o tamanho de algumas tartarugas marinhas que Dan apresentou nas fotos. Assim se manifestaram as professoras: “Hierarquizamos o valor daquele momento, em que recebemos um aluno de outra sala para contribuir com o nosso projeto. A (...)
Leia maisInfantil 3 B realiza projeto sobre as tartarugas marinhas
Desde o mês de março a turma do Infantil 3 B está se dedicando a um novo projeto, para conhecer um pouco mais sobre as tartarugas. Através de vários recursos pedagógicos os alunos já descobriram muitas novidades e estão assimilando os conhecimentos de forma estimulante e natural. Muitas crianças realizaram pesquisas com suas famílias e várias chegaram à sala. A turma assistiu a um filme do projeto Tamar, com lindas imagens e informações sobre as tartarugas marinhas. Receberam (...)
Leia maisDocentes do Infantil 3 elaboram etiquetas para estimular a economia de água
As professoras Alba Lilian B. S. Costa e Daniela Nunes iniciaram um trabalho sobre o uso da água para que as crianças da Turma da Generosidade (Infantil 3) apertassem a válvula da descarga apenas uma vez e que abrissem pouco menos a torneira ao lavar as mãos. Surgiu então a ideia de fazerem figuras plastificadas – no formato de coração e estrela - para colarem em cima das válvulas da descarga e torneiras, com o objetivo de promover a recordação destas pequenas (...)
Leia maisInfantil 5 começa a usar o Caderno de Tarefas com muito entusiasmo
Para entregar o primeiro Caderno de Tarefas, as professoras do Infantil 5, Letícia Silva e Alessandra Fernandes, realizaram uma caça de tesouro, no qual esconderam um baú recheado de cadernos. As professoras liam as pistas e as crianças, com entusiasmo, as procuravam. A última pista estava na biblioteca, onde o “tesouro” foi encontrado. Cada criança recebeu um caderno e o levou para casa, para que junto aos pais pudessem encapá-lo. Todos realizaram uma divertida atividade para (...)
Leia maisBrincadeira estimula aprendizado matemático e coordenação motora
Para explorar o conceito matemático de quantidade e favorecer o desenvolvimento da coordenação motora ampla, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Tânia Lúcia de Líbero, promoveram uma brincadeira muito animada: Arranca o rabo do macaco. Nela, cada criança, recebia um pedaço de tecido para colocar na parte de trás da calça (simulando um rabo de macaco). As docentes escolhiam um aluno para tentar arrancar os rabos dos “macacos”, o caçador. Ao sinal do apito, todos (...)
Leia mais2º Ano aprende a reconhecer a posição do corpo em relação aos objetos no espaço
Como no conteúdo de Geografia – Representações do Nosso Corpo – as crianças do 2º Ano já tinham realizado várias atividades referentes ao posicionamento corporal, as professoras Priscila Verri e Analy Ranuzi propuseram uma divertida atividade com bonecos de papel. Cada aluno contornou o corpo do amigo em um papel pardo e depois pintaram o desenho. Em seguida, as docentes estimularam os alunos a abraçarem o boneco de costas e observar o lado direito/esquerdo; depois o (...)
Leia maisAula de Informática estimula alunos a experimentarem alimentos mais saudáveis
Para comemorar o dia da Saúde e Nutrição, na aula extracurricular de Informática, com a orientação da professora Ana Cláudia Pinheiro Machado, os alunos fizeram desenhos sobre as frutas que mais gostam de comer. “Conversamos sobre como é bom ter uma alimentação saudável e que as frutas possuem vitaminas que são fundamentais para o crescimento interno e externo. Foi uma aula muito produtiva e gostosa. Os alunos manifestaram a vontade de experimentar frutas que nunca comeram. (...)
Leia maisCrianças do Infantil 3 comemoram Dia Mundial da Água aprendendo sobre suas características
Tendo em vista o Dia Mundial da Água, as professoras da Turma da Generosidade (Infantil 3), Alba Lilian B. S. Costa e Daniela Nunes, trabalharam dentro da Área de Conhecimento "Natureza e Sociedade", as características da água e os pensamentos de preservação e gratidão a esse bem tão precioso para a vida humana. As docentes levaram para a escola algumas garrafas de água mineral sem gás e outras com gás. Elas também misturaram um pouco de açúcar e sal em algumas porções de (...)
Leia mais3º Ano realiza passeio Museu de Rochas e Minerais de Uberlândia
Depois de estudarem sobre as rochas e os minerais em sala de aula, os alunos da Turma da Simpatia (3º Ano) e as professoras Roneida Alves e Gabriela Leitão foram visitar o Museu de Rochas e Minerais da Universidade Federal de Uberlândia e o Museu DICA (Diversão com Ciência e Arte). De forma bastante interativa, todos participaram de experiências com água e sabão e observaram a ciência dos divertidos experimentos. “Ficamos encantados com tanta beleza! Descobrimos minerais de (...)
Leia mais4º Ano cultiva girassóis e reflete sobre a tolerância
Os pensadores que iluminam a humanidade buscam na natureza a luz para desenvolverem suas ideias. Partindo desse pressuposto, a turma do 4º Ano semeou sementes de girassol e, ao observarem seu movimento em busca da energia do sol, constataram sua ampla tolerância a altas temperaturas. Na ocasião, as crianças refletiram sobre a importância de se cultivar a tolerância. Os alunos aprenderam ainda que o girassol tem sido utilizado na produção de biocombustíveis, o que pode colaborar na (...)
Leia mais