Notícias

Página: 601 de 841


Turmas do 7º e 8º Ano são estimuladas a compartilharem os estudos uns com os outros

Unidade: Brasília

Os alunos do 7º e 8º Ano estavam estudando sobre os povos Maias, Incas, Astecas e as Revoltas Brasileiras, respectivamente. Primeiramente, por meio de pesquisas, fizeram um estudo individual e, em sala de aula, se uniram em grupos para compartilhar o conhecimento. O estudo no coletivo é também muito importante e benéfico para a aprendizagem. Ele oportuniza o cultivo de alguns valores, tais como: saber ouvir, tolerância, camaradagem, ordem, respeito e humildade. O ambiente formado (...)

Leia mais

Turma do 6º Ano realiza estudo sobre pressão atmosférica

Unidade: Brasília

Durante as aulas de Ciências, o 6º Ano aprendeu que a pressão atmosférica acontece a todo momento e por todos os lados. É o resultado do peso da massa de ar sobre a superfície da Terra e sobre qualquer corpo em contato com o ar. Os alunos também aprenderam que um instrumento chamado barômetro é capaz de medir o valor da pressão atmosférica e que ela varia de acordo com a altitude, a umidade do ar e a temperatura. Para que os discentes pudessem observar, de forma concreta, a (...)

Leia mais

7º Ano estuda sobre pintores que se deitavam sobre andaimes para realizar afrescos

Unidade: Brasília

Para iniciar o estudo sobre pintores que, ao pintar afrescos nos tetos de igrejas e catedrais, se deitavam em andaimes para realizar suas obras, o 7º Ano foi convidado a realizar um trabalho parecido. Os alunos colaram papeis em branco embaixo do tampão de uma mesa comprida. Os papeis representavam suas telas ainda virgens. Deitados no chão e com pinceis em mãos, iniciaram os trabalhos nas telas que se situavam acima do corpo de cada um. Após um período de tempo concentrados nesta (...)

Leia mais

Turma 1 do Horário Estendido realiza atividades na Semana da Pátria

Unidade: Brasília

A Semana da Pátria iniciou muito animada na Turma 1 do Horário Estendido. As docentes Roseli Luro e Noemy Martins viram nesta semana uma oportunidade muito rica de trabalhar junto aos alunos o estímulo ao civismo e ao patriotismo, bem como estimular o cultivo de exemplos para tornar nossa Pátria melhor. A professora Rosely iniciou a atividade contando, de forma lúdica, a história da Independência. Ela falou da bandeira como símbolo nacional e os alunos observaram o mapa do Brasil. As (...)

Leia mais

Unidade Brasília toma algumas medidas durante o período de seca

Unidade: Brasília

O Colégio Logosófico – Unidade Brasília por se preocupar com o bem estar das crianças nesse período de seca, tomou as seguintes medidas: Suspensão das atividades físicas ao ar livre no período das 10h às 17h; Estímulo constante às crianças para tomarem água com mais frequência; Uso contínuo dos umidificadores, em sala de aula e no pátio pintado, no decorrer das atividades, propiciando um ambiente mais agradável; Exploração da área verde do Colégio para a (...)

Leia mais

Turma do Infantil 4B realiza hora cívica em homenagem a Pátria

Unidade: Brasília

O tema bimestral Bons exemplos tornam uma pátria melhor e as comemorações do Dia da Independência inspiraram a turma do Infantil 4B a realizar uma hora cívica que homenageou o nosso país. Para isso, a turma fez uma bela apresentação cantando a música: Eu sou parte do Brasil, do CD O Tesouro. Em sala de aula, as professoras Jéssica Santos e Maria de Nazaré trabalharam a importância dos símbolos da Pátria e da colaboração. As crianças estão muito estimuladas pelo (...)

Leia mais

2º Ano recebe visita e aprende sobre o Cerrado e sua fauna e flora         

Unidade: Brasília

A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental I está realizando um projeto sobre os animais do cerrado. A professora Carmen Baltar convidou a Ludmyla Castro e Moura, Coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do DF e mãe da aluna Bárbara de Castro Aquino e Moura, para realizar uma conversação com os alunos sobre o tema. A convidada trouxe várias informações sobre o Cerrado no Brasil e as crianças descobriram que existe esta vegetação em outras regiões. (...)

Leia mais

Infantil 5 aprende sobre a simetria e observa a natureza

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 5, das professoras Aline Martinazzo Barella, Adriana dos Santos e Raquel Carpenedo, aprendeu um novo conceito matemático: a simetria. Após uma breve explicação sobre o conceito de simetria (retas e eixos), a turma foi convidada a pensar: encontro simetria na natureza?. Para responder a essa pergunta, crianças e docentes realizaram um passeio de experiência e observação pelo Colégio. Supervisionada pelas docentes, a turma observou a simetria nas folhas das (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende com Infantil 5 a produzir tintas utilizando elementos da natureza

Unidade: Chapecó

As turmas do Infantil 3A, das professoras Marcia Lima e Caroline Feraz e, 3B, das professoras Eliane Pires, Diana Moretto e Thais Iane dos Santos, aprenderam com a turma do Infantil 5 sobre as tintas naturais. Na sala de Artes, as crianças do Infantil 5 deram uma aula, compartilhando com os colegas o que aprenderam sobre a fabricação de tintas a partir de elementos da natureza. Tendo como base a beterraba, carvão, colorau, café, açafrão, erva-mate e cola, todos realizaram com empenho (...)

Leia mais

Comemoração do centenário de Chapecó estimula turmas do Infantil 3 a aprenderem sobre a cidade

Unidade: Chapecó

As turmas do Infantil 3A, das professoras Marcia Lima e Caroline Ferraz, e 3B, das professoras Eliane Pires, Diana Moretto e Thais Iane dos Santos, receberam a visita da professora regente da disciplina de História do Ensino Fundamental 2, Aline C. Bürgel. A professora Aline mostrou fotos antigas e narrou sobre a história de Chapecó. Em meio a tantas informações, os alunos questionavam e faziam colocações, demonstrando surpresa com tantas mudanças ocorridas na cidade. O aluno (...)

Leia mais