Notícias

Página: 571 de 841


Aula prática no Laboratório demonstra noções de Equilíbrio Químico aos alunos do Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Os alunos receberam uma solução de dicromato de potássio e esta foi submetida a um meio básico e ácido. Os alunos perceberam que a solução inicial de dicromato de potássio é alaranjada e que em meio básico ela fica amarela, indicando a formação de uma nova substância, que é o íon cromato. Ao submeter a solução amarela a um meio ácido, a solução novamente fica alaranjada, formando novamente o reagente (íon dicromato). ​O objetivo desta prática foi o de analisar os (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio realiza I Concurso de Fotografias de Física

Unidade: Funcionários

Os alunos foram convidados pelo professor Carlos Eduardo Mendes a participarem de um concurso ​interno ​de fotografias de Física, aos moldes de concursos internacionais, como o High School Photo Contest, da American Association of Physics Teachers. A ideia foi simples: fotografar fenômenos ou experimentos que ilustrem conceitos da Física. Segundo o professor, “trabalhos como esse sistematizam os conceitos de Física abordados em sala de aula, estimulam a busca por explicações (...)

Leia mais

Você conhece os resultados da Pedagogia Logosófica na formação da felicidade e futuro do seu filho?

Unidade: Rio de Janeiro

Conheça alguns recursos da Pedagogia Logosófica: Valoriza a criança e o adolescente, equilibrando a atuação do pensar e do sentir; Reconhece a importância do brincar no desenvolvimento, tanto cognitivo, sensível, como moral, sendo uma oportunidade que o aluno se conheça melhor e interaja com os demais; O conhecimento é assimilado via sensibilidade e o afeto é visto como o princípio fixador das relações humanas. Assim, o docente busca estabelecer uma relação de afeto com o (...)

Leia mais

Educação Infantil assiste a sarau de leitura realizado pelo Fundamental 1

Unidade: Rio de Janeiro

Exercitar a fluência da leitura e descobrir que cada um é capaz de fazer o seu melhor, foram os objetivos do Sarau de Leitura realizado pelos alunos do Fundamental 1, envolvendo docentes e alunos da Educação Infantil. Na primeira etapa da atividade, os alunos escolheram os textos que gostam de ler. Em seguida eles reuniram os funcionários do Colégio e leram algumas histórias e poemas para eles. Como culminância da atividade, foi realizado um momento de união entre os dois (...)

Leia mais

Professores e funcionários recebem café da manhã para comemorarem seu dia

Unidade: Rio de Janeiro

Com um delicioso café da manhã oferecido pelo Colégio, professores, auxiliares e funcionários foram homenageados pelos Dias do Professor e do Funcionário. Foi um momento muito sensível, uma grande oportunidade de fortalecer vínculos e trocar experiências. Momento especial foi a surpresa preparada pelos alunos: um vídeo em que puderam expressar a gratidão pelo trabalho diário de todos envolvidos no processo de (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 criam campanha de reciclagem

Unidade: Rio de Janeiro

Os alunos do Fundamental 2, sob a orientação da professora Martha Debuche, criaram uma campanha para Reciclagem de Lixo e Utilização Consciente dos Recursos Naturais, unindo forças para preservar a natureza em uma atitude que faz toda a diferença para vivermos com sustentabilidade. Os alunos confeccionaram cartazes expressivos e coloridos para favorecer a consciência (...)

Leia mais

Alunos dão show na competição de Judô

Unidade: Rio de Janeiro

A prática do Judô é muito valorizada pela Unidade Rio de Janeiro, pois o Colégio entende que a criança, além de ter a oportunidade de experimentar novos movimentos, também desenvolve diversos quesitos como respeito ao próximo. Na última semana, os alunos de Judô do horário opcional, do professor Jiuliano Leon, conseguiram colocar em prática o que aprenderam ao participarem de uma competição. O professor contou que ficou muito orgulhoso com a performance dos (...)

Leia mais

Crianças do Infantil e do 1º Ano realizam manhã divertida no pátio

Unidade: Rio de Janeiro

As atividades que propiciam a interação com as turmas são muito valorizadas pelo Colégio. Foi por isso que alunos do Infantil ao 1º Ano assistiram juntos a uma peça de teatro e a uma sessão de cinema, e ainda brincaram muito no pátio, saboreando um delicioso picolé natural. Foi um momento muito alegre, todos aproveitaram ao máximo e ainda cultivaram a amizade e o (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano realizam experiência para cultivar o uso consciente do celular

Unidade: Rio de Janeiro

Com o objetivo de comprovar que o celular diminui a atenção quando estamos fazendo outra atividade, os alunos do 8º Ano foram divididos em grupos, com 4 componentes cada. Um dos componentes saía da sala de aula e se dirigia para a sala dos professores com o seu celular. Ele portava algumas perguntas sobre o sistema nervoso e endócrino. Esse aluno ligou para um segundo aluno que estava em sala de aula e que deveria responder às perguntas enquanto, ao mesmo tempo, resolvia uma expressão (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende sobre a importância da higiene corporal

Unidade: Florianópolis

Durante o ano, dentro do projeto Quem sou eu?, a turma do Infantil 3 aprendeu muitas coisas sobre o corpo humano. Recentemente, a turma vivenciou um momento de muita alegria e aprendizado: recebeu a visita da médica geneticista e mãe de uma das crianças, Pricila Bernardi, que ensinou um pouco mais sobre os cuidados com o corpo e sua higiene. A médica explicou, de forma ilustrativa, que embora germes e bactérias sejam “bichinhos” invisíveis ao olho humano, estão presentes em (...)

Leia mais