Alunos do 8º Ano realizam experiência para cultivar o uso consciente do celular

Unidade: Rio de Janeiro | 28 Nov 2017

Com o objetivo de comprovar que o celular diminui a atenção quando estamos fazendo outra atividade, os alunos do 8º Ano foram divididos em grupos, com 4 componentes cada. Um dos componentes saía da sala de aula e se dirigia para a sala dos professores com o seu celular. Ele portava algumas perguntas sobre o sistema nervoso e endócrino. Esse aluno ligou para um segundo aluno que estava em sala de aula e que deveria responder às perguntas enquanto, ao mesmo tempo, resolvia uma expressão algébrica no quadro. Os outros dois alunos poderiam ajudá-lo, mas não podiam escrever no quadro e nem segurar o celular. O tempo foi cronometrado em um minuto e meio.

Com essa experiência, os alunos tiveram a oportunidade de comprovar a importância do uso consciente do celular. Eles compreenderam também a informação de que os Estados Unidos, país com grande número de estudos sobre temas relacionados à tecnologia, têm pesquisas que mostram que o uso do celular ao volante causa 1,6 milhão de batidas de carro por ano, ou seja, um em cada quatro acidentes tem um motorista digitando algo no celular. Isso significa, estatisticamente, que escrever no celular quando se está ao volante é seis vezes mais perigoso do que dirigir embriagado.