Notícias

Página: 560 de 841


Turma do 4º Ano culmina projeto “Bullying” em grande estilo

Unidade: Brasília

A professora do 4º Ano, Lorena Rodrigues, observou algumas situações desagradáveis de relacionamento entre os colegas. Daí surgiu a ideia de criar o projeto Bullying. Ao longo do ano os alunos estudaram, pesquisaram e aprenderam uns com os outros sobre o bullying. Ao todo foram realizadas 24 apresentações, muitos trabalhos, vídeos e a turma recebeu alguns visitantes especiais trazendo informações importantes sobre o tema. Os próprios alunos criaram questões norteadoras do (...)

Leia mais

Turma 4 do Horário Estendido brinca de “Correio das boas atitudes”

Unidade: Brasília

A professora Maria Eduarda Carvalho lançou na Turma 4 do Horário Estendido a atividade Correio das boas atitudes. O objetivo era estimular no aluno a faculdade da observação e a atenção a si mesmo e aos demais ao seu redor. A cada momento da atividade, a docente lançava desafios semanais para a turma. Um deles foi identificar em si um aspecto positivo ou uma vivência feliz, registrar e depositar no correio, representado por um envelope que estava no mural da sala. Durante a (...)

Leia mais

Frutas inspiram alunos da Turma 4 do Horário Estendido a cultivarem bons pensamentos

Unidade: Brasília

Com base no tema semestral Por um mundo melhor, os alunos da Turma 4 do Horário Estendido puderam vivenciar, de forma consciente, atitudes de bem que ajudam a transformar o mundo para melhor. A analogia do comportamento com a fruta começou com a seguinte pergunta: “Você comeria uma fruta apenas pelo brilho?". A turma se manifestou com as mais variadas respostas. A professora Maria Eduarda Carvalho lembrou “há quem compre pelo brilho e depois percebe que era só a casca, já que por (...)

Leia mais

Turma 2 do Horário Estendido monta a “árvore dos bons frutos”

Unidade: Brasília

As professoras da Turma 2 do Horário Estendido, Joyce Porto e Daniela Oliveira, estimularam os alunos a confeccionarem uma grande árvore para decorar a sala de aula. A princípio, eles pensaram que seria apenas uma decoração para tornar a sala mais bonita. Então os alunos recortaram, dobraram, pintaram, coloriram... e quando perceberam a grandeza da árvore ficaram surpresos. Esse trabalho foi desenvolvido para trabalhar os pensamentos e as atitudes boas ou ruins. As professoras falaram (...)

Leia mais

Turmas do Infantil 1 ao 5 realizam apresentação do Musical “Com Conhecimento, Arte e Educação, se constrói uma Nação!"

Unidade: Goiânia

Cada turma do Infantil estudou, em conjunto com uma turma do Ensino Fundamental, sobre uma região do Brasil. Os alunos levantaram aspectos físicos, culturais e suas diferenças e peculiaridades. Diante deste estudo as docentes de Música, juntamente com as professoras das turmas, elaboraram o musical Com Conhecimento, Arte e Educação, se constrói uma Nação!, cada uma especificando a região trabalhada. As crianças vestidas a caráter, cantaram, tocaram e dançaram acompanhadas de (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende sobre a profissão de jornalista

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 3 receberam a visita de uma jornalista, mãe da aluna Iara Lacerda, que compartilhou algumas particularidades do seu ofício. As crianças aprenderam que o jornalista é responsável por buscar informações e notícias em diversas áreas e divulgá-las ao público em geral. A transmissão dessas informações pode se dar através de vários meios de comunicação, como internet, rádio, televisão, jornais e revistas. O jornalista também pode exercer outras funções, (...)

Leia mais

Infantil 3 pesquisa a fundo sobre os benefícios da coleta seletiva

Unidade: Cidade Nova

Com a colaboração da assessora educacional Cristiane Costa, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Adriana Marinho iniciaram um estudo sobre a coleta seletiva. Esta prática de bem soma grandes vantagens para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e dos rios. Consiste na separação dos resíduos segundo sua composição, ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra (...)

Leia mais

Turma do 2º Ano realiza apresentação teatral da obra "O menino e o peixinho"

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 2º Ano apresentaram para suas famílias uma peça teatral adaptada do livro O menino e o peixinho, da autora Sônia Junqueira. A apresentação contou com teatro de bonecos, encenação e apresentação musical, tudo ensaiado com as professoras Franciole Ferreira e Bárbara Ferrarezi. A história apresentada destacou a importância do respeito às diferenças, a defesa mental aos pensamentos alheios e sobre aproveitar a oportunidade de viver momentos felizes. “A (...)

Leia mais

Turma do 2º Ano realiza atividade complementar sobre os pontos turísticos de Belo Horizonte

Unidade: Cidade Nova

Nas últimas semanas de aula, os alunos do 2º Ano estudaram sobre os patrimônios históricos de Belo Horizonte, conheceram vários pontos turísticos e aprenderam sobre os lugares importantes que fazem parte da história da cidade. As professoras Maria Fernanda e Raquel Almeida conversaram em sala sobre os lugares de Belo Horizonte e os alunos destacaram alguns, entre eles a Praça do Papa, a Praça da Estação e a Praça Tiradentes. As crianças pesquisaram curiosidades sobre esses (...)

Leia mais

Turmas do Infantil constroem instrumentos musicais usando materiais recicláveis

Unidade: Uberlândia

A professora de Música, Talita Teixeira, apresentou para as crianças do Infantil alguns instrumentos de percussão já prontos para analisarem se era possível confeccionar outros parecidos, usando materiais que certamente iriam para o lixo. As crianças tiveram a oportunidade de manifestar suas ideias e ao final fizeram a análise do que iriam precisar. O Infantil 2 confeccionou Guizos feitos de aço fino e chaves com defeito que foram doadas por um chaveiro. O Infantil 3 confeccionou (...)

Leia mais