Notícias

Página: 562 de 839


Turma 4 do Turno Estendido reflete sobre a deficiência da impaciência  

Unidade: Brasília

Durante o segundo semestre, os alunos da Turma 4 do Horário Estendido puderam vivenciar, de forma consciente, algumas atividades especiais com a aplicação dos elementos logosóficos. Entre elas, a docente Maria Eduarda Carvalho apresentou aos alunos o texto A cerca, que retrata a história de um garoto impaciente. Seu pai, então, lhe proporciona um desafio para que reconhecesse as consequências da impaciência. Ao final, o garoto reconhece os efeitos negativos, ocasionados pela (...)

Leia mais

Turma 3 do Turno Estendido aprende diversas brincadeiras antigas

Unidade: Brasília

Ao observar a Turma 3 do Turno Estendido, as professoras Rita Massaút e Marina Moreira identificaram que as crianças sempre brincavam das mesmas modalidades: futebol, queimada e pique esconde. Com isso, elas iniciaram um trabalho, apresentando à turma brincadeiras antigas com o objetivo de ampliar as opções de escolha, despertar o gosto por brincadeiras de rua e, ainda, favorecer a relação entre elas. Para alguns alunos foi o momento de recordar, para outros era tudo novidade. Entre (...)

Leia mais

Turma 2 do Horário Estendido cultiva a generosidade com alegria  

Unidade: Brasília

As professoras da Turma 2 do Horário Estendido, Joyce Porto e Daniela Oliveira, realizaram uma atividade com o objetivo de estimular nas crianças o desejo de compartilhar seus objetos com os amigos. Para iniciar esse trabalho, promoveram um momento de contação de história. Na ocasião, foi conversado com as crianças para refletiram sobre as atitudes da personagem principal. Elas aprenderam que entre cultivar a amizade e compartilhar os brinquedos ou ficar brincando sozinho sem os (...)

Leia mais

Turma 3 do Turno Estendido brinca de “Amigo oculto das boas atitudes”                

Unidade: Brasília

As professoras Rita Massaút e Marina Moreira realizaram o Amigo oculto das boas atitudes com os alunos da Turma 3 do Horário Estendido.  A atividade objetivou estimular nas crianças, por meio de singelas mensagens e atitudes, o cultivo da amizade e dos valores, o gosto pela escrita, a discrição e a observação para identificar no outro o que há de melhor. Ao longo da atividade, as docentes trabalharam a paciência, a generosidade, o respeito, a colaboração e o afeto. As crianças (...)

Leia mais

Confira quais foram os alunos do Fundamental 1 que ganharam o certificado “Leitor do Mês” 

Unidade: Brasília

A atividade “Leitor do Mês” foi criada com o intuito de incentivar a leitura entre os alunos. É uma maneira de chamar a atenção dos estudantes que ainda não demonstram o gosto pela leitura e de manter o interesse daqueles que já frequentam bastante a Biblioteca. Para ser leitor do mês, não basta somente ler livros em grande quantidade. O aluno também é avaliado por meio de seu comportamento, durante as atividades desenvolvidas na Biblioteca, e pelo zelo aos materiais a ele (...)

Leia mais

Turmas do Infantil colhem frutos do que plantaram na horta suspensa

Unidade: Rio de Janeiro

No início do semestre, os alunos das turmas do Infantil ao 2º Ano ajudaram a plantar uma horta suspensa no Solário da escola. Com a ajuda das professoras das turmas e da empresa Rio Verde, que cuida dos jardins da Fundação, os alunos manipularam a terra, sentiram o cheiro do que iriam plantar, aprenderam sobre as mudas e ajudaram a montar os vasos. Na época eles plantaram couve, hortelã, alecrim, erva doce, salsa e cebolinha. Ao longo do semestre todas as turmas participaram do (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental criam obras e releituras de livros literários

Unidade: Rio de Janeiro

No último trimestre, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos foram convidados a se expressarem livremente a partir de leituras indicadas pela professora Daniele Costa. O processo foi acompanhado por meio dos intervalos de leitura, momentos nos quais os alunos discutiram entre si tramas e detalhes das obras lidas. A proposta de trabalho final consistia na composição de um produto poético que refletisse a leitura particular que cada um fez da obra escolhida. Dessa (...)

Leia mais

Alunos do 5º Ano experimentam o que irão viver no próximo ano

Unidade: Rio de Janeiro

No início de dezembro, os alunos do 5º Ano viveram uma manhã muito diferente com o projeto Passando para o 6º Ano, que tem como objetivo prepará-los para o novo segmento. O 5º Ano seguiu o horário da turma do 6º e tiveram aulas com os professores de Matemática, História, Geografia e Português. Todos adoraram! Foi uma experiência muito significativa e produtiva e que já deu um gostinho a mais do que eles estão por (...)

Leia mais

Nutricionista visita a turma do 1º Ano e ensina sobre alimentação saudável

Unidade: Rio de Janeiro

A turma do 1º Ano, da professora Denize Lemos, recebeu a visita da nutricionista Mônica Maia, que é mãe da aluna Tessa Maia, para dar orientações sobre lanches saudáveis. Os alunos assistiram a um vídeo, onde a colega Tessa separava os grupos de alimentos, como as vitaminas, as proteínas e os carboidratos. Após a exibição, a nutricionista distribuiu alguns alimentos de brinquedo e pediu para a turma separá-los conforme o grupo correspondente. Os alunos (...)

Leia mais