Página: 426 de 841
Posse dos representantes de turma enfatiza a autonomia dos alunos
Um momento muito esperado em todo início de ano é a eleição e a posse dos representantes de turma do 6º Ano do Ensino Fundamental II ao 3º Ano do Ensino Médio. O representante eleito, em cada turma, cumpre um papel importante e colabora no encaminhamento de vários assuntos junto à coordenação e diretoria. Este ano, na palestra de abertura, a diretora Liara Salles, abordou a questão de se ter iniciativas, contribuindo para as melhorias do ambiente escolar. Destacou também que, a (...)
Leia maisAlunos do Infantil 4B aprendem a observar o mundo de fora
O tema da agenda do mês de fevereiro nos convida a aprender e a observar com atenção. As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales apresentaram uma aula com muitas imagens no data-show, para que as crianças pudessem observar com atenção. As imagens apresentadas mostravam a possibilidade de observação usando os cinco sentidos. As docentes fizeram algumas atividades práticas para que as crianças pudessem perceber que podemos observar com os olhos, com as mãos, com a boca, com os (...)
Leia maisInfantil 4A aprende a construir gráfico com imagens do projeto sobre o mar
Os alunos do Infantil 4A iniciaram as apresentações de pesquisa sobre o projeto Aventuras do Infantil 4A no Fundo do Mar. As professoras Alessandra Salles e Taís Veiga decidiram iniciar a construção de um gráfico com as imagens trazidas pelos alunos, trabalhando assim com a Matemática, de forma contextualizada. O nome do gráfico foi sugerido por eles: Gráfico das criaturas do fundo do mar. A cada apresentação de pesquisa, o aluno cola a imagem do animal que pesquisou. Dessa forma, (...)
Leia mais6º Ano aprende sobre o Handball
Na aula com o tema Handball, as alunas do 6º Ano conheceram um pouco deste esporte coletivo, que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha. As alunas foram convidadas a refletir sobre as regras gerais do esporte e depois realizaram um jogo coletivo. A professora Renata Xavier pontuou os (...)
Leia maisDe boneco palito à figura Humana – Infantil 4B aprende a desenhar a figura humana
Para trabalhar o desenvolvimento do desenho da figuração humana, o desenvolvimento da coordenação motora fina e o fazer artístico, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales realizaram uma atividade de observação do corpo humano, usando um boneco de madeira, para fazer as crianças perceberem as partes mais simples que compõem o corpo humano, como cabeça, pescoço, tronco e membros. As crianças puderam se observar e observar os colegas e depois fizeram no papel, com a ajuda das (...)
Leia maisPersonagens do livro de Inglês são apresentados ao Infantil 4A
Os alunos do Infantil 4A tiveram uma novidade na aula de Inglês. Os personagens do livro didático participaram da aula, através de lindos fantoches. A coordenadora do programa bilíngue, Vera Amaral, e a Miss Assis, a teacher, encenaram alguns teatros com os bonecos, já conhecidos através do livro. Esse será mais um recurso didático utilizado durante as aulas, para reforçar os comandos, a pronúncia e ensinar de forma lúdica e divertida. As crianças adoraram a presença desses quatro (...)
Leia mais1º Ano A recebe uma visita especial
A professora do Infantil 4A, Taís Veiga, fez um curso de mergulho nas férias, junto com sua família. Como o 1º Ano A está estudando As Maravilhas do Fundo do Mar, as professoras Priscila Pando e Juliana Domingues pensaram ser interessante convidá-la para compartilhar sua experiência com os alunos. A professora Taís mostrou um vídeo, sobre o curso, inclusive com o mergulho que fez no litoral do Rio de Janeiro. As crianças ficaram muito atentas e encantadas com o vídeo e com as (...)
Leia mais3º Ano apresenta sobre a colaboração na Hora Cívica
A turma do 3º Ano aprendeu sobre o valor da colaboração e, junto às professoras, elegeram esse valor para praticar na sala de aula. Para expandir o conhecimento adquirido, as crianças apresentaram sobre esse tema no momento da Hora (...)
Leia maisTurma 2 do Horário Estendido é estimulada a refletir sobre o mundo interno e externo
Após muitos momentos e observações, uma lanterna foi utilizada para desafiar os alunos da Turma 2 do Horário Estendido a observarem o mundo interno, a refletiram sobre a capacidade de corrigir o que for necessário e aprimorar cada vez mais o que eles têm de (...)
Leia maisAtividades de rotina inspiram os alunos da Turma 2 do Horário Estendido
As atividades da rotina da Turma 2 do Horário Estendido têm inspirado as crianças a colaborarem entre si e, por meio de suas iniciativas, a produzirem conhecimentos para a conquista da verdadeira (...)
Leia mais