Alunos do Infantil 4B aprendem a observar o mundo de fora

Unidade: Funcionários | 29 Mar 2019

O tema da agenda do mês de fevereiro nos convida a aprender e a observar com atenção. As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales apresentaram uma aula com muitas imagens no data-show, para que as crianças pudessem observar com atenção. As imagens apresentadas mostravam a possibilidade de observação usando os cinco sentidos.

As docentes fizeram algumas atividades práticas para que as crianças pudessem perceber que podemos observar com os olhos, com as mãos, com a boca, com os ouvidos e através do olfato. Podemos observar se estamos felizes ou tristes, por exemplo, através da fisionomia. A mamãe, para saber se o filho está doente, coloca a mão em sua testa para sentir se ele está quentinho. E assim, através de alguns exemplos, as crianças foram percebendo que podemos usar dos nossos sentidos para observar algo.

Para observar o mundo externo, as crianças usaram lupas. Primeiramente, as lupas foram utilizadas em sala. Os alunos exploram todos os cantinhos para poderem observar cada detalhe. O Jardim Pedagógico, no entanto, foi onde os alunos conseguiram aproveitar melhor o objeto.

O aluno Matheus Rabelo disse: “Com a lupa eu consegui ver uns bichinhos bem pequenos no chão.”

Helena Jardim completou: “Eu gostei de observar as plantinhas com a lupa. Foi bem diferente.”