3º Ano descobre o poder das perguntas com Literatura

Unidade: Cidade Nova | 6 May 2024

A turma do 3º Ano realizou muitas descobertas por meio da leitura do livro “O Detetive de Perguntas!”, de Cassiana Ranieri de Castro Ferreira. As professoras Renata Matheus e Elisiane Souto refletiram com os alunos sobre as razões e os propósitos de fazer perguntas.

Durante as conversas em sala de aula, os alunos foram compreendendo que fazer perguntas tem um grande valor. Elas estimulam as faculdades da inteligência, como pensar, raciocinar, refletir, observar, recordar e entender. Aprenderam que as perguntas mais complexas devem ser respondidas com calma, sem pressa, pois podem surgir novas perguntas a partir delas.

As docentes trouxeram a imagem da pergunta como “a ponte para o conhecimento” e solicitaram aos alunos que confeccionassem uma caixinha para depositar as perguntas que surgissem ao longo do trabalho com o livro. Destacaram que os alunos precisariam de um tempo para encontrar as respostas, praticando assim o conceito de paciência e boa vontade.

A culminação do trabalho foi marcada pelo Festival Literário, onde foram expostas as caixas com as perguntas e suas descobertas ao longo do estudo. As perguntas estimulam o pensar e nos deixam muito felizes! Aprender é sempre bom!