Notícias

Página: favicon.ico de 841


6º Ano vence 10 desafios de localização de importantes cidades

Unidade: Funcionários

Na aula de Geografia do 6º Ano, os alunos, em equipes, venceram 10 desafios de localização de importantes cidades, tendo como referência as coordenadas geográficas. Localizar coordenadas geográficas em um mapa é uma habilidade fundamental, pois ajuda a desenvolver a compreensão do sistema de coordenadas, a noção de localização e orientação espacial. Além disso, esse conhecimento pode ser essencial para entender eventos históricos, localizar pontos de interesse e entender (...)

Leia mais

600 segundos com o Terceirão

Unidade: Funcionários

A partir da seleção de artigos em inglês da revista National Geographic, cinco alunos do 3º Ano do Ensino Médio se voluntariaram para traduzir o material e apresentar aos demais. Cada aluno teria 600 segundos de apresentação. A própria turma definiu o nome do projeto. O uso de livros e revistas em inglês para aprender Geografia oferece diversas vantagens. A exposição à terminologia geográfica em inglês ajuda a desenvolver habilidades no idioma. Além disso, muitos avanços e (...)

Leia mais

Parabéns! Luz, câmera e ação!

Unidade: Funcionários

Já pensaram em usar vela de aniversários para estudar funções inorgânicas? No laboratório, a professora de química do 1º Ano do Ensino Médio, aproveitando os aniversários dos alunos, acendeu uma vela normal e uma vela estrelinha.  Após cantarem parabéns, os alunos analisaram as fagulhas liberadas que são, na verdade, metais em pó, como alumínio e outras limalhas, acrescentados aos pavios. Esses metais permitem reacender a vela quando soprada, e na vela estrelinha causa o efeito (...)

Leia mais

5º Ano aprende sobre as civilizações antigas

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de que as crianças vivenciem, de maneira lúdica, o conhecimento sobre a formação das civilizações antigas, o 5º Ano está realizando diversas tarefas relacionadas a esse tempo histórico. A primeira foi elaborar um mapa de uma aldeia. Nas próximas etapas, os alunos terão outros desafios, com assuntos como a seca, a organização da sociedade depois do crescimento da aldeia e até se tornar uma cidade... Abre-se um campo de possibilidades, em que as crianças aprendem, na (...)

Leia mais

1º Ano realiza faxina mental durante o projeto literário “No espelho”

Unidade: Uberlândia

Dentro do projeto literário “No espelho", da autora Maria Claudia Pereira de Souza, o 1º Ano aprendeu junto com a personagem sobre a existência do mundo interno. As crianças entenderam que são capazes de cultivar virtudes e escolher quais pensamentos habitam ou não nesse mundo interno. Na atividade proposta, os alunos puderam fazer uma “faxina mental”. Com ela, eles decidiam quais valores e virtudes iriam habitar a sua casinha mental e quais eles se esforçariam para manter do (...)

Leia mais

Infantil 5 A realiza Projeto História da Escrita

Unidade: Funcionários

O Infantil 5 A está muito animado com o processo de aprendizagem das letras e números.  No Projeto História da Escrita, as crianças estão ouvindo as histórias da coleção "O homenzinho das cavernas descobrindo os sons". Através da leitura de um dos livros dessa coleção, as crianças descobriram que, na pré-história, os homens aprenderam a desenhar nas paredes das cavernas (pinturas rupestres) usando diversos materiais, dentre eles, o carvão. Registramos essa descoberta utilizando (...)

Leia mais

Alunos têm aulas sobre Jogos de Matriz Africana

Unidade: Funcionários

Nas aulas de Matriz Africana, foram alcançados diversos objetivos coerentes com a BNCC e com o Método Logosófico. Os alunos pesquisaram sobre brincadeiras e jogos de diferentes países e regiões. Além da pesquisa, os alunos, em grupos, ensinaram aos demais alguns jogos que tinham aprendido, destacando os países de origem. Durante as atividades, o grupo tinha também a responsabilidade de estimular o envolvimento de todos e corrigir eventuais dificuldades. Relato de aluna: Cecília (...)

Leia mais

Processos de separação de misturas heterogêneas

Unidade: Funcionários

Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio executaram a separação de algumas misturas heterogêneas. Alguns métodos de separação foram usados como separação magnética, filtração, decantação, dissolução fracionada e centrifugação. Nesse momento, os grupos precisaram trocar de mesas para executar cada processo de separação. A colaboração e a organização foram elementos essenciais. Também foi imprescindível que cada grupo organizasse a bancada para os próximos (...)

Leia mais

5º Ano B desenvolve um projeto de leitura interativa

Unidade: Funcionários

Para enriquecer o conhecimento sobre a leitura do livro “Raimundo, cidadão do mundo”, a turma do 5º Ano B está desenvolvendo um projeto de leitura interativa. Cada aluno pesquisa sobre uma pergunta relacionada a monumentos, paisagens, artistas ou curiosidades apresentadas pelo autor Fábio Yabu, durante a viagem realizada por Raimundo, personagem principal do livro e, em seguida, apresenta aos colegas. Os alunos também estão realizando lindos trabalhos artísticos com a professora de (...)

Leia mais