Alunos do 1° Ano constroem narrativas orais a partir da observação de sequência de imagens

Unidade: Cidade Nova | 21 Jan 2021

As crianças do 1º Ano adoram participar de atividades que envolvem novos desafios. Ficaram bastante estimuladas com a dinâmica: Eu começo e você termina. As docentes, Naiane Monique e Letícia Farjado, elaboraram essa atividade com o objetivo de incentivar os alunos a construírem narrativas orais a partir da observação de uma sequência de imagens.

Num primeiro momento, estimularam as crianças a relatarem os detalhes observados em cada uma das cenas. Em seguida, apresentaram o início da história construída por elas e solicitaram a colaboração do grupo na criação das demais etapas da história (desenvolvimento e desfecho).

No decorrer desta atividade, as professoras observaram que as crianças se esforçaram para construir histórias criativas e divertidas, e cultivaram a valentia para apresentá-las aos colegas. Alguns alunos até pegaram papel e lápis, e começaram a registrar suas histórias.

“A turma adorou a dinâmica! Quantos contadores de histórias temos! Notamos que, durante as apresentações, todos estavam atentos e estimulados. Foi uma aula com gostinho de quero mais”, declarou a professora Naiane.