Página: 741 de 920
1º Ano assiste a apresentação do livro “Rubens, o semeador”
Para comemorar o aniversário do Colégio nas turmas do Infantil e dar o início ao processo da alfabetização no 1º Ano, as professoras dramatizaram o livro Rubens, o semeador, que conta a história de um menino que narra o acontecimento que mudaria sua vida para sempre: o dia em que plantou uma árvore na calçada da casa dos pais, depois de descobrir que as ruas ficavam muito mais bonitas arborizadas. Foi um dia muito divertido para os alunos e (...)
Leia maisA importância da Educação Física infantil para o desenvolvimento integral das crianças
São palavras da professora Ludmila Souza: “A aula de Educação Física Infantil é o momento no qual os alunos são estimulados a experimentar a corporeidade dentro de uma dimensão lúdica, buscando todas as possibilidades de viver o movimento. Os jogos e as brincadeiras, por envolverem intencionalmente a coletividade, contribuem para o estabelecimento de relações sociais baseadas na cooperação, superação e ética. A criança assimila com naturalidade as práticas corporais, (...)
Leia mais2º Ano do Ensino Médio experimenta processos químicos
Para completar e ilustrar os conteúdos de reações químicas e funções inorgânicas estudados teoricamente em sala de aula, os alunos foram ao Laboratório para uma experiência prática. Mediram o pH de uma solução ácida e de uma básica, usando um indicador ácido-base (azul de bromotimol) e fitas de papel indicador universal. As soluções foram misturadas e houve a reação neutralização, que pode ser comprovada pela coloração verde do indicador ácido-base e também pelo pH (...)
Leia maisO Infantil 5B cria o “Clubinho dos Mistérios”
Sempre que alguma pergunta surge na sala, ela é anotada e na segunda-feira uma é sorteada para ser investigada. O objetivo dessa atividade é estimular o uso da faculdade de pensar através das perguntas, estimular a iniciativa individual e a postura investigativa frente às inquietudes. O mistério da vez é "Como vivem os peixes?" e como parte da investigação a professora Ana Gabriela Lemos levou para a sala um peixe fresco para que, ao tocá-lo, as crianças sentissem as escamas, (...)
Leia maisProjeto “Letras de todo o mundo” tem início no Infantil 5A
Para estimular o interesse pelas letras e envolver os alunos no processo de alfabetização, as professoras Julieta Lima e Alessandra Salles, listaram algumas perguntas com a participação ativa das crianças, e as enviaram como pesquisa para ser realizada em casa. Os “pesquisadores” têm apresentado em sala muitos conhecimentos para compartilhar com os colegas, o que enriquece muito as aulas. Nas apresentações fica evidente o envolvimento e a alegria dos alunos. A atividade têm (...)
Leia mais2º Ano do Ensino Médio comprova que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
Complementando o estudo da Lei de Lavoisier, através da experimentação, os alunos do 2º ano mediram a massa de um comprimido efervescente (Sonrisal®) e de um erlenmeyer aberto*, com uma quantidade definida de água. Em seguida colocaram o Sonrisal® para reagir com a água e aguardando a reação de efervescência acabar, mediram a massa final do sistema aberto. Os alunos perceberam que mesmo a massa final sendo menor, a massa inicial não contrariou a lei de Lavoisier, pois o sistema (...)
Leia mais5° Ano cria apresentação sobre a prevenção da gripe nas aulas de Informática
Com a chegada do inverno, é preciso que a população tome cuidados com doenças respiratórias que surgem facilmente nesse período, principalmente a gripe. Com o intuito de alertar os alunos, as assessoras do Fundamental I e a professora de Informática propuseram aos alunos do 5° ano criarem uma apresentação no powerpoint sobre esse tema e apresentando-a depois para as outras turmas. Na apresentação, os alunos abordaram os seguintes assuntos: O que é a gripe? Como prevenir a (...)
Leia maisCrianças do 2º Ano treinam a tabuada nas aulas de Informática
A professora de Informática propôs aos alunos um jogo educativo, relacionado ao treinamento da tabuada. O jogo contém níveis fáceis e difíceis, envolvendo cálculos relacionados às quatro operações, Milena Almeida orientou que as crianças acessassem os cálculos relacionados à adição e à subtração. A atividade gerou muito estimulo e fez o com que os alunos se sentissem desafiados a completar os testes. Foi um momento divertido no qual puderam usar o raciocínio e a (...)
Leia maisUma aula diferente de Música para os alunos do Fundamental I
Na Semana Literária, a educadora musical Myrna Oliveira planejou uma atividade diferente para os alunos do Ensino Fundamental I: uma visita à biblioteca para conhecerem uma coleção de livros muito especiais, que contam sobre a vida e a obra de 20 compositores eruditos, que foram de grande importância para a história da música universal. Esta é uma coleção interessante, porque cada livro contém um CD e as crianças podem pegá-los emprestado, o que as deixou muito animadas. As (...)
Leia maisProjeto anual estimula visita do 4º Ano ao 1º Ano
Para cumprir com um dos objetivos de nosso projeto anual Melhores atitudes, Melhor humanidade, um grupo de crianças do 4º ano B foi à sala do 1º ano B, acompanhado pela professora Tânia Ferreira, para ensinar aos colegas a elaborar pesquisas. Foi um momento muito especial, no qual as crianças puderam recordar o que viveram no ano passado, quando realizaram o Projeto Guimarães Rosa. Com entusiasmo e alegria, os alunos do 4º ano deram importantes dicas aos colegas. Os alunos das (...)
Leia mais