Notícias

Página: 726 de 920


Crianças do Infantil 5 constroem pote alfabético e se familiarizam com as letras

Unidade: Uberlândia

As professoras da Turma da Colaboração (Infantil 5), Letícia Silva, Márcia Matos e Roberta Rezende, distribuíram para cada criança um pote plástico com o seu respectivo nome. Depois, as professoras espalharam letrinhas de E.V.A coloridas, e seguindo a ordem alfabética, cada criança colocou no pote 3 letras iguais até completar o alfabeto. Desta forma todas as crianças montaram seu pote alfabético. “Agora, toda semana, os alunos irão realizar atividades de montar palavras, (...)

Leia mais

Infantil 5 cultiva a paciência e a atenção brincando

Unidade: Uberlândia

Para trabalhar os jogos cooperativos, a atenção, a concentração e desenvolver a consciência corporal, além de estimular o cultivo da paciência consigo mesmo e com o outro, as professoras da Turma da Colaboração (Infantil 5), Letícia Silva, Márcia Matos e Roberta Rezende, realizaram uma atividade muito especial. As crianças foram divididas em duplas e cada uma recebeu um cabo de madeira. As duplas deveriam colocar o cabo de madeira no pé, e assim elas tinham que percorrer um (...)

Leia mais

Academia de Letras Mirim convida a escritora Dad Squarisi para palestrar aos alunos do Fundamental l

Unidade: Brasília

A UNESCO escolheu o dia 23 de abril para instituir o Dia Mundial do Livro, em 1995, pois celebrar o livro contribui para valorizar sua importância e a de seus autores no imaginário da população de todo o mundo. A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro e o direito à leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e para o desenvolvimento humano. Em comemoração a esta data, a Academia de Letras Mirim convidou a autora Dad Squarisi para falar (...)

Leia mais

Turma 1 do Turno Estendido utiliza uma lupa para fazer analogia e refletir sobre o mundo interno

Unidade: Brasília

A ideia da analogia da lupa, de acordo com a professora Roseli Luro, surgiu diante da expectativa em fazer com que as crianças da Turma 1 do Turno Estendido percebam seu mundo interno. A atividade, que teve por objetivo trabalhar os temas Melhores atitudes, melhor humanidade e A chave para ser melhor está dentro de mim, foi um grande estímulo para os alunos olharem seu mundo interno e observá-lo com olhos de lupa. “Olhar grande, pensar grande, identificar suas qualidades e valores, bem (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio tem aula experimental de Química

Unidade: Funcionários

Nessa aula os alunos misturaram volumes iguais de duas soluções aquosas (iodeto de potássio e nitrato de chumbo), incolores, que apresentam a mesma concentração (0,1 mol/L). Ao misturar as soluções, os alunos observaram a formação de um precipitado amarelo (Iodeto de chumbo). Aguardaram 5 minutos para que o precipitado se decantasse. O sobrenadante da solução final foi dividido em dois tubos de ensaio. No primeiro tubo adicionou-se gotas de iodeto de potássio e no segundo (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental I são estimulados a realizar elementos da ginástica

Unidade: Funcionários

O professor de Educação Física, Felipe Cerqueira, afirma que: “Como a Ginástica para todos envolve todo o aparato de atividades ginásticas, sua demanda cognitiva envolve a consciência de sua realidade e seus limites, tornando os exercícios estimulantes, pois os alunos se propõem e expõem a organização interna dos pensamentos e também a tomada de decisão para superarem suas expectativas. Os estímulos da ginástica permitem que os alunos aprimorem os aspectos motores, que (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano refletem sobre o tema anual: Melhores Atitudes, Melhor Humanidade

Unidade: Funcionários

As aulas de Ciências no 8º Ano contemplam o conteúdo sobre o corpo humano, não apenas a parte anatômica e funcional, mas também a parte psicológica, destacando o conceito de pensamentos. Em uma dessas aulas, a professora Milena Almeida, propôs que os alunos respondessem algumas perguntas relacionadas ao tema anual do Colégio: Como você pode fazer o bem contribuindo para a humanidade? Se você fosse "construir" uma humanidade melhor, como faria? Você se considera um ser (...)

Leia mais

Projeto sobre o Egito e as Borboletas envolve de forma entusiasmada o 1º Ano B

Unidade: Funcionários

As professoras Mariana Araújo e Marina Miranda, do 1º Ano B, estimularam seus alunos a escolherem o tema que gostariam de estudar nesse primeiro semestre. Foram escolhidos dois: o Egito e as borboletas. Resolveram então que os meninos estudariam sobre o Egito e as meninas sobre as borboletas. Depois, uns ensinariam para os outros o que tinham aprendido. As crianças pesquisaram, apresentaram maquetes, trouxeram vídeos e tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos (...)

Leia mais

“Tapabol” desenvolve técnicas de vôlei para as alunas do 8º Ano

Unidade: Funcionários

A professora Renata Chiaradia propôs a suas alunas um jogo que elas já conheciam e sempre gostaram, chamado Tapabol, com o objetivo de desenvolver as habilidades do vôlei através des​s​a brincadeira. As regras foram adaptadas para que elas pudessem fazer os pontos do jogo utilizando os fundamentos do vôlei. A observação das dificuldade ​qu​e algumas alunas apresentam na modalidade de vôlei,  leva os professores a procurar formas diferentes de apresentar o esporte, para (...)

Leia mais

Excursão ao Museu dos Brinquedos complementa conteúdo de História e estimula a boa convivência no 2º Ano B

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de mostrar para as crianças, de forma objetiva e prática, que brincar é uma importante forma de comunicação, proporcionando vários benefícios na aprendizagem, o 2º Ano B realizou um trabalho de campo no Museu dos Brinquedos. A importância dos brinquedos e brincadeiras para as crianças é conteúdo de História. Este museu possui um acervo de brinquedos antigos e apresenta um trabalho pedagógico ligado à cultura e história, a partir de momentos de diversão e (...)

Leia mais