Turma do Infantil 2B amplia descobertas realizadas no Memorial do Cerrado

Unidade: Goiânia | 4 May 2019

Todo o Colégio, junto às famílias, viveu uma grande oportunidade de ampliar os conhecimentos ao realizar um passeio especial ao Memorial do Cerrado. Para ser ainda mais significativo, a turma do Infantil 2B e as professoras Thainá Evangelista e Allana Wanny estudaram alguns temas relacionados a este passeio.

Inicialmente, os alunos fizeram descobertas bem interessantes sobre os índios. Eles estudaram sobre a sua moradia, observando se são como as atuais, identificando as diferenças e quais materiais da natureza usam para construir suas casas.

Depois foi a vez de explorar um alimento típico: o beiju de mandioca. As crianças degustaram essa delícia na Cozinha Pedagógica.

Outro material explorado foi a argila. Os alunos descobriram que os índios utilizavam a argila para fazer artesanato. A turma manuseou sua textura e fez o próprio artesanato utilizando macarrões para criar desenhos na argila.

Por fim, as crianças exploraram um brinquedo e um instrumento indígena, que é a peteca e o maracá. Elas confeccionaram uma peteca utilizando folhas de revista e trabalharam a coordenação motora para amassar as folhas. No caso do maracá, os alunos utilizaram garrafas pet e feijão. Depois que tudo estava pronto, toda a turma cantou e dançou com os amigos!

“Ao explorar a música dos Indiozinhos, surgiu o interesse sobre esse grupo étnico. E aproveitando a oportunidade de explorar de perto a Aldeia Indígena do Memorial do Cerrado, realizamos descobertas vinculadas a esse tema para tornar mais significativo o passeio, ampliar os conhecimentos e valorizar diferentes culturas. Com essas atividades favorecemos o protagonismo das crianças que, durante o passeio com a família, puderam compartilhar sobre suas descobertas com seus seres queridos”, explicaram as docentes.