Professora de Ética conversa com os alunos do 5º Ano sobre valores essenciais para a vida

Unidade: Cidade Nova | 9 Jun 2018

Os alunos do 5º Ano receberam a visita da professora de Ética do 7º Ano, Beatriz Amaral, para uma conversa muito especial. Na oportunidade, os alunos puderam intercambiar sobre três valores essenciais para a vida: a alegria, a bondade e a gratidão.

Durante a conversação as crianças manifestaram e receberam muitos elementos para refletir. Um deles foi o conceito de alegria que, muitas vezes, é confundido com gritaria, confusão, e, na realidade, é um sentimento que propicia a expressão do sentir e inspira simpatia.

Elas aprenderam ainda que é possível cultivar a alegria de várias formas, compartilhando com o outro, fazendo esforços para encontrar soluções e valorizando a própria aprendizagem.

Para ampliar o conceito de bondade, a professora Beatriz fez as seguintes perguntas: O que é ter bondade? Devemos ser bons o tempo todo? Bondade é fazer tudo que o outro quer ou precisa? Para exemplificar foi levada a seguinte situação: Quando não quero ir à aula por preguiça e minha mãe permite, ela está sendo bondosa comigo? Uma outra reflexão foi levada às crianças, que puderam pensar sobre a seguinte pergunta: Quando uma pessoa faz algo errado significa que aquela pessoa é ruim?

Os alunos manifestaram que é preciso ser bondoso com o outro, pois todos nós erramos, mas todos queremos ser melhores e podemos fazer do nosso erro um princípio de acerto.

Para concluir, os alunos compreenderam que a gratidão está vinculada à bondade, e esta promove alegria e a vontade de fazer o bem. Os alunos do 5º Ano encerraram a atividade com a fisionomia muito feliz!