Aula experimental de Química no 2º Ano: Dissolveu ou derreteu?

Unidade: Funcionários | 16 May 2018

Para introduzir e ilustrar os conteúdos de soluções químicas e para que os alunos compreendessem o processo de dissolução de um sal hidratado e a formação de um tipo de solução, denominada supersaturada, que apresenta uma grande instabilidade, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar planejaram nova atividade no Laboratório.

Os alunos aqueceram em banho-maria, tubos de ensaio com uma pequena quantidade de tiossulfato de sódio, que é um sal hidratado de fórmula química Na2S2O35H2O. Em poucos instantes observou-se que o sal estava totalmente líquido. Reservaram então, o tubo de ensaio para aguardar seu resfriamento à temperatura ambiente. Enquanto aguardavam o resfriamento, discutiram sobre se o sal derreteu ou dissolveu. Observando a fórmula química desse sal e construindo uma resposta, a partir das contribuições das hipóteses de alguns alunos, foi concluído que o sal dissolveu na sua água de hidratação. Após aguardarem alguns minutos, os alunos perceberam que o sistema ainda estava líquido. Em seguida, um pequeno cristal do sal sólido foi adicionado ao sistema, alterando seu aspecto e observando-se uma cristalização. A partir da análise de algumas informações fornecidas em uma tabela da apostila, os alunos perceberam que o sistema formado constituía uma solução supersaturada.