Crianças do Infantil 5 aproveitam o recreio para estabelecer uma convivência feliz

Unidade: Cidade Nova | 1 Oct 2017

A hora do recreio é valiosa para a percepção do desenvolvimento emocional e social da criança. Por ser um momento de maior descontração, a criança também está mais aberta a conversas o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e o companheirismo.

As professoras do Infantil 5 têm procurado cada vez mais estimular os alunos a explorarem os brinquedos de formas diferentes, reforçando sempre os valores importantes para uma convivência feliz.

Os balanços ensinam a noção de tempo e velocidade; a corda bamba e a ponte móvel oferecem uma nova percepção de equilíbrio, já que o movimento é andar; a escalada na corda ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e da autoconfiança; o escorregador desafia a organização, a paciência e a valentia. Por estar ao ar livre, o parquinho ainda permite a exploração da natureza e possibilita que a criança tenha contato com a vegetação, os pássaros e os ruídos externos, experimentando novas formas de estar e interagir com o mundo a sua volta.

“O parquinho simboliza o início de um grande amadurecimento para a criança. Como falamos, é nesse ambiente que ela aprende a se relacionar, a mover seu corpo com mais destreza e a se proteger de eventuais quedas. Quanto mais estímulo receber nesse período da infância, melhor será para ela mesma, pois isso favorece o seu amadurecimento. O parquinho é ainda um espaço de estímulo à criatividade onde se pode usar a estrutura para propor novos jogos e brincadeiras”, explicou a professora Dalila Generoso.