8º Ano testa reflexos em aula prática de Ciências

Unidade: Funcionários | 5 Nov 2016

Os alunos do 8º Ano estão estudando sobre o Sistema Nervoso, seus componentes, funções, características e curiosidades. ​Numa das atividades no ​Laboratório de Ciências, eles testaram a resposta do cérebro a determinadas informações. ​Sentados em círculo ao redor da mesa, os alunos entrelaçaram os braços com as palmas das mãos na superfície da mesa, da seguinte forma: o braço da direita ficou em cima do braço esquerdo do colega da direita. O braço da esquerda ficou embaixo do braço direito do colega da esquerda. Os alunos foram orientados em relação à regra do jogo: bater a palma da mão na mesa uma ou duas vezes para passar a vez para outro aluno. Se o aluno batesse a palma da mão uma vez, a batida de mão deveria continuar num sentido da roda. Caso o aluno batesse a palma duas vezes, a sequência seria invertida para o outro sentido.

Segundo a professora Milena Almeida, a atividade propiciou aos alunos a observação do tempo de reação do corpo a determinados estímulos, que variam de pessoa para pessoa. Além disso, promoveu grande interação, curiosidade e aprendizado entre eles, quando puderam compreender na prática, os processos estudados em sala de aula.