Turma da Bondade faz Livro das Folhas na aula de Ciências

Unidade: Uberlândia | 21 Jun 2021

As professoras Isabella de Melo e Analy Ranuzi realizaram uma rodinha na qual conversaram sobre a seguinte pergunta: “As folhas são todas iguais?” Chegaram à conclusão de que não! Podemos observar folhas de diferentes cores, texturas, formatos, espessuras, tamanhos, etc. Foi ressaltado que podemos aprender com toda a diversidade e beleza que a natureza exibe em todos os seus processos e em tudo que a compõe, incluindo nós, seres humanos, que somos parte da Criação e da natureza.

Após esta primeira atividade, a professora então solicitou que as crianças encontrassem, nas imediações ou jardins de suas casas, aproximadamente três tipos diferentes de folhas que seriam utilizadas na criação de um livro coletivo – o Livro das Folhas.

As crianças foram orientadas a fazerem o decalque das folhas no papel, utilizando folha sulfite e giz de cera colorido e que, se soubessem, escrevessem o nome da planta à qual a folha pertenceu. Também foi solicitado que elas colassem as folhas coletadas em outra folha de papel em branco, deixando a colagem bem bonita para servir, posteriormente, de capa do Livro das Folhas.

Todos os alunos levaram seus trabalhos para a escola e os mesmos foram replicados e reunidos no Livro. Cada criança recebeu uma cópia com a capa que havia sido feita por ela.

Após a confecção de todos os livros, a professora os encaminhou em uma sacola de presente, na qual foi colada uma atividade realizada na aula de Artes Plásticas. Nesta atividade, eles replicaram folhas de árvores utilizando plástico bolha e tinta! Junto com o presente, foram algumas bolachinhas personalizadas, feitas pela professora.