4º Ano estuda sobre o conceito de bem

Unidade: Goiânia | 14 Jun 2021

As professoras do 4º Ano, matutino e vespertino, Danielle Sardinha, Dian Araújo e Eduarda Assis, iniciaram um trabalho com o objetivo de despertar nas crianças o anelo de ser melhor buscando fazer o bem a si mesmo e aos demais.

Cumprindo as etapas do Método Logosófico, dedicaram-se à primeira etapa de construção do conceito de bem, segundo a Pedagogia Logosófica. As professoras trabalharam dois ensinamentos da Logosofia com os alunos:

• “Nunca faça mal a ninguém e, se puder, também evite com seu conselho que outros o façam.”
  • “Empenhe-se sempre em fazer o bem.”

Esses elementos foram transformados em desafio: com os fragmentos embaralhados destes ensinamentos, os alunos deveriam recompô-los. Feito isso, passaram a extrair as sugestões que poderiam aplicar à vida, tanto no ambiente familiar como no do Colégio.

Passaram, em seguida a observar a letra de algumas músicas nas quais os autores fazem referência ao bem. As docentes sentiram que houve um despertar nas crianças para a necessidade de atuar com as forças do bem em contraposição às do mal.

As turmas registraram suas compreensões e deram depoimentos. Estão na fase de propor a si mesmas as ações no dia a dia que as conduzam a maiores acertos. Já compreenderam, entretanto, que há uma luta muito grande de pensamentos na mente e que é preciso estarem munidos de muitos pensamentos elevados, de muitos valores para ter força suficiente no combate aos negativos.

Depoimentos:

“Bem é uma sensação boa que você sente ao fazer uma coisa boa a alguém.” - Breno Passáglia da Cunha Matos

“O bem é uma ação que beneficia a todos.” - Sofia Ramos França