3º Ano B aprende sobre valores que favorecem a construção de laços de amizade

Unidade: Funcionários | 29 Jan 2021

Após o término da leitura do livro “Um dono para Buscapé”, de Giselda Laporta Nicolelis, as professoras Cecília Faria e Carolina Formagin conversaram com os alunos sobre o sentimento da amizade.

Carolina propôs que refletissem sobre a atuação dos vários personagens da história em relação a este importante sentimento na vida do ser humano, e relatou o que vive em sua própria vida. Concluíram que existe amizade entre uma criança e seus bichos de estimação, entre irmãos, entre pais e filhos, entre meninos e meninas, entre aluno e professora e entre as professoras. Conversaram também sobre quais valores são necessários para construir laços de amizade: afeto, confiança e respeito foram eleitos como valores essenciais.

A turma participou ativamente da aula, que aconteceu num ambiente sensível, e compartilhou com muito entusiasmo suas impressões sobre seus laços de amizade. Seguem alguns depoimentos:

“As amizades tornam a vida das pessoas mais coloridas, como se elas formassem um grande arco-íris na vida de cada um." - Ramari Laís

“Existe amizade entre as professoras porque elas dividem o trabalho e têm confiança uma na outra.” - Diego Pimenta

“Meu irmão é meu amigo, pois ele está sempre comigo, ajudando quando eu preciso ou quando estou triste.” - Mariana Pereira