Alunos do 1° Ano realizam a leitura do livro “Se a criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier

Unidade: Cidade Nova | 21 Jan 2021

Os alunos do 1° Ano adoram conhecer novas histórias. Ficaram muito estimulados com a leitura do livro “Se a criança governasse o mundo”, do autor Marcelo Xavier. Nessa obra, por meio da representação de vivências lúdicas (faz de conta), o autor apresenta uma visão de como seria o mundo se fosse governado por crianças: o trânsito seria uma maravilha; não haveria fome; a televisão e o rádio contariam histórias e só dariam boas notícias; as praias seriam limpas e os rios cheios de peixes; ninguém ficaria sem escola.

Após a leitura, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo promoveram uma reflexão acerca das ações que os alunos já realizam ou podem se esforçar para realizar, e que colaboram com a construção de um futuro melhor para si e para a sociedade. As professoras apresentaram para as crianças, por meio de quebra-cabeças, cenas ilustrando ambientes variados (familiar, trânsito, locais públicos, natureza, escola). A cada cena apresentada, faziam a seguinte pergunta: quais pensamentos de bem podemos nos esforçar para cultivar neste ambiente com o intuito de colaborar na construção de um futuro melhor para si e para toda a humanidade?

No âmbito do trânsito, as crianças pontuaram a importância do respeito às placas e às regras. Em relação à natureza, ressaltaram que se deve preservá-la, jogando o lixo no lugar certo e tendo atitudes sustentáveis. No convívio com outras pessoas, como na família, na escola e em outros ambientes, destacaram que o cultivo de alguns valores como o afeto, o respeito, a paciência, a colaboração e a alegria, favorecem a existência de uma convivência feliz e harmoniosa.

Quantas reflexões importantes nossos alunos puderam realizar com a leitura desse livro!