Alunos do 2º Ano aprendem sobre a importância dos pontos de referência

Unidade: Cidade Nova | 21 Jan 2021

Durante a aula de História, foi proposta uma reflexão sobre pontos de referência, na turma do 2º Ano. As docentes perguntaram aos alunos se eles se recordam de quais estabelecimentos comerciais ficam perto de suas moradias, como escolas, shoppings centers e bancos. Esses são exemplos de lugares que facilitam a identificação do local específico que se está mencionando ou procurando.

Também foi apresentado o audiobook do livro “O bairro de Marcelo”, da autora Ruth Rocha, no qual Marcelo, o personagem principal, apresenta diversos estabelecimentos e explica a funcionalidade de cada um deles, como supermercados, sapatarias, bancos, açougues, papelarias, padarias, floricultura, dentre muitos outros pontos de referência que nos guiam para conseguirmos chegar em algum lugar.

Ao refletir sobre o tema, as professoras evidenciaram a necessidade de termos atenção nos trajetos que percorremos diariamente. Para que os pontos de referência sejam bem observados, as docentes recordaram sobre os valores que precisamos cultivar, como a observação e a atenção. E, da mesma forma que nossa vida externa carece desses valores, nossa vida interna também precisa de cuidados, especialmente com nossos pensamentos. A atenção e a observação são relevantes para que possamos melhorar, por exemplo, nossa conduta.

As professoras também apresentaram aos alunos exemplos de situações em que devemos colocar em prática a atenção e a observação, como quando vamos para o colégio ou quando acompanhamos algum familiar a um determinado local. Para isso, é preciso estar atento ao caminho, para que os pontos de referência sejam identificados e, finalmente, possamos chegar ao destino final com facilidade. Foi uma aula rica em aprendizados e trocas!