5º Ano aprende sobre os emigrantes e conversa com professora que vive na Dinamarca

Unidade: Chapecó | 29 May 2020

Atualmente é comum as pessoas nascerem em um local e mudarem-se para outro. Uma das características dos movimentos migratórios é a convivência com a diversidade, visto que convivem, no mesmo território, pessoas de regiões ou países distintos.

Com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os conceitos de migração, emigração e imigração e tornar a aula mais “viva”, as professoras Kamila Pavi e Layana Mantelli, do 5º Ano, convidaram a professora Débora D. Moschetta, que até 2019 foi docente do Colégio Logosófico de Chapecó  e hoje reside na Dinamarca com sua família, para contar um pouco sobre esta experiência.

Na aula do dia 06/05, Débora e seu esposo Patrick relataram para a turma sobre como foi o processo burocrático para a mudança de país, os documentos necessários e a adaptação ao novo local.

“Nós sempre tivemos uma vontade imensa de viver fora do Brasil, de ter essa experiência. E como nossa filha mais velha já conhecia a Dinamarca, pois tinha feito intercâmbio, nossa vontade só aumentou [...]”, comentou Débora. “Foi um processo que iniciou em novembro de 2017 e foi até maio de 2018. Primeiro buscamos a cidadania italiana, pelo fato de eu ser descendente de italiano, então ficaria mais fácil. Eu e minha filha moramos dois meses na Itália [...]”, complementou Patrick.

“Trabalhando com a turma sobre esse tema, logo recordei da professora Débora, uma pessoa que fez parte da vida dos alunos! Conhecer a experiência vivida por ela e sua família tornou o assunto mais significativo para todos! Os alunos se surpreenderam ao constatar o fuso horário diferente, pois nós estávamos em aula online às 16h do Brasil e na Dinamarca eram 21h”, relatou a professora Kamila.

A convidada também relatou o quanto foi importante a carta enviada pela Direção da Unidade Chapecó para ajudar no ingresso de sua filha na nova escola, na qual foi apresentada sobre a educação recebida e os conceitos trabalhados.

Além disso, Débora, hoje emigrante, ressaltou para os alunos a importância do esforço, da dedicação e da perseverança para não desistir diante das dificuldades e sempre seguir em frente.

O interesse dos alunos foi grande desde o início ao fim da aula. Foi uma oportunidade de muita alegria, afeto e conhecimento! Quando estamos vinculados às pessoas que queremos bem, a distância física torna-se pequena e nos aproximamos pelo afeto e recordação dos momentos vividos.