6º Ano produz um livro na Semana Literária

Unidade: Funcionários | 26 Sep 2019

Os alunos do 6º Ano produziram um livro de poemas a partir da leitura do livro Os meninos morenos, de Ziraldo, que apresenta relatos da infância do autor, no interior de Minas Gerais. Nessa obra, o autor considera semelhante a sua infância de “menino cor de terra”, fruto das diferentes raças que formaram o povo brasileiro, à infância das crianças da Guatemala, que conheceu pessoalmente e também pelos versos dos poemas de Humberto Ak’Abal, escritor guatemalteco.

“Considerando o projeto institucional, ‘O conhecimento amplia a vida’, e o conteúdo da área de Linguagens, pensamos em criar, com os alunos do 6º ano ao 2º Ano do Ensino Médio, uma semana literária. Entendemos que a leitura literária proporciona aos alunos a possibilidade de ampliação de leitura de mundo, que vai além da interpretação textual pedagógica. Além disso, os  trabalhos propostos envolvem outras áreas das Linguagens, como artes plásticas, oralidade, jogos, produção de vídeos, entre outros. É nosso objetivo, também, valorizar a literatura, explorando mais os livros literários, para além das questões de prova” – professora Juliana Belga, da equipe de Linguagens.

Esse projeto teve o objetivo de ampliar as vivências de leitura dos alunos, que fizeram a leitura das obras literárias e compartilharam suas releituras em atividades relacionadas a diferentes manifestações artísticas, com toda a comunidade escolar, a fim de ampliar o conhecimento de todos aqueles que tiveram a oportunidade de elaborar ou apreciar os trabalhos apresentados.

Alguns depoimentos:

“Quando soubemos que iríamos fazer um livro de poemas, ficamos super animados! [...] Ao fazermos um poema usando nossa criatividade, nos divertimos muito! Ainda mais em dupla! Foi super legal encontrar rimas, e adoramos participar dessa oportunidade. Percebemos que não podemos ‘julgar um livro pela capa’, [...] precisamos experimentar!” (Júlia Candiani e Marina – 6ºA)

“Eu adorei a atividade do livro. O trabalho foi muito bom, pois nós usamos nossa imaginação e criatividade. Pude, com os nossos colegas, encher um grande livro de poemas, repleto de histórias e belos contos para a Semana Literária. Já que o conhecimento amplia a vida, pudemos nos ampliar sobre a construção de poemas e a dificuldade dos poetas para construí-los” (Gabriela Santa’na e Gabriela Teatini – 6ºA).

“Em agosto vivenciamos uma experiência inesquecível, escrevemos um livro! Formamos duplas e cada uma ficou responsável por uma página, incluindo desenhos com poemas. No final, tivemos como resultado um belo e grande livro, com poemas e ilustrações. Ficou ótimo!” (Henrique Ribeiro e Renato Arantes – 6ºA)

“Durante nossas aulas de Português fizemos um poema para o nosso grande livro e apresentamos em uma segunda-feira, e ficou exposto a semana inteira. Muito trabalho e esforço foram necessários para produzir esse projeto com muito carinho.” (Marina Marques e Paula Dayrell – 6ºA)

“O maior desafio nesse trabalho foi ter criatividade para conseguir transformar os relatos de Ziraldo em poemas. O que foi mais divertido foi desenhar e ter criatividade para transformar os relatos de Ziraldo em poema. Pensamos em várias coisas engraçadas. Depois dessa aventura, aprendemos a fazer poemas melhores e mais criativos do que antes.” (Bernardo Ferreira e Frederico Villaça – 6ºB)

“Essa atividade foi de muito aprendizado para nós que somos fãs de poemas.” (Bia Moysés e Cecília de Andrade – 6ºB)