Infantil 4B aprende a valorizar e respeitar as diferenças

Unidade: Funcionários | 26 Jun 2019

Para trabalhar o conceito de indivíduo e estimular a compreensão de que as diferenças são importantes na convivência, contribuindo para o cultivo de muitos valores, uma atividade especial foi planejada para a turma.

Cada criança foi estimulada a escolher, no pátio do Colégio, uma folha para compor um mural. Observando as diferentes folhas, foram convidadas a extrair conclusões. Clara Maiolino, por exemplo, fez a seguinte observação: “Professora, aquela folhinha é da mesma plantinha, mas ela é menor do que a outra, então, elas não são iguais”.

Satisfeitas com as conclusões das crianças, as professoras entregaram uma revista para cada aluno recortar uma imagem de ser humano. A imagem poderia ser de criança, avó, uma adulto ou qualquer outra. Um novo mural com essas gravuras foi produzido e as crianças, novamente, foram incentivadas a observar e extrair conclusões.

Em outro momento, com o quadro dividido ao meio, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales, fizeram o desenho de um carro, mas uma não podia olhar o desenho da outra. Ao final, as crianças perceberam que os desenhos eram diferentes. Francisco Maia disse que “os dois desenhos eram diferentes e bonitos, porque cada uma desenhava do seu jeitinho”.

As docentes também distribuíram lupas e cartazes, com desenhos de pessoas de vários jeitos, formas e cores, para que os alunos pudessem observar e compreender melhor as diferenças. Para finalizar, colocaram o vídeo Normal é ser Diferente, do CD Grandes Pequeninos (disponível aqui).

Completando o aprendizado das crianças, a professora Shirléa leu o livro Do jeito que você é, de Telma Guimarães. Com a leitura, as crianças confirmaram que é muito bom cada um ser do seu jeitinho e uns podem aprender com os outros.

“Eu gostei de ficar com as folhas. Eu gostei porque elas são diferentes.” (Beatriz Rocha)