Infantil 5A matutino pesquisa sobre o Sol, a Lua e a Natureza

Unidade: Goiânia | 10 Jun 2019

Os alunos do Infantil 5A matutino realizaram pesquisas sobre o Sol e a Lua vinculadas ao projeto Dia e noite, noite e dia. A turma vem aprendendo como estes dois elementos da Natureza interferem na vida no planeta Terra.

Frente aos temas estudados, surgiu a dúvida de uma aluna: “Por que a Lua não cai? Ela está sempre no céu”. Após as apresentações das crianças, as professoras Raquel Alves e Vanessa Alves fizeram uma roda para sistematizar as compreensões e tiveram a oportunidade de responder ao questionamento da aluna. A turma aprendeu que há uma força entre a Lua e a Terra (gravidade) que mantém os elementos da Natureza em sincronia e que um elemento depende do outro para o cumprimento de suas funções.

O aluno Ronaldo Neto fez a descoberta de que a Lua interfere no ecossistema. Sem a Lua não haveria vida dos animais noturnos, os mares e oceanos não teriam uma movimentação equilibrada, além de provocar um desequilíbrio na vida dos seres marinhos. Para ilustrar essa comprovação ele pesquisou com sua família uma forma prática de ensinar os colegas da sala. Foi então que ele realizou uma experiência com uma moeda, clips e um pequeno imã. A moeda cumpriu o papel do planeta Terra, rodeada pelos clipes que fizeram o papel dos oceanos; o imã fez o papel da Lua. Com o imã (Lua) girando em torno da Terra (29 dias de duração), os clips (oceanos) se movimentavam conforme o movimento da Lua, mantendo assim um equilíbrio em tudo o que Deus criou. Sem o imã (Lua) os oceanos não teriam uma constância em seus movimentos, o que prejudicaria o ecossistema.

A turma sentiu-se estimulada em realizar novas descobertas. Cada criança teve a oportunidade de realizar a experiência trazida pelo colega.

A turma do Infantil 5A tem concluído que pode aprender a cada dia com os movimentos da Terra, do Sol, da Lua e de toda a Natureza que nos cerca, sendo estes exemplos de movimento e de atividade constante. “A turma, a cada dia, tem aprendido como pode comprovar que o pensamento de Deus está em toda a sua criação. E que ela é o maior exemplo a ser seguido pelo homem”, observaram as docentes.