Aulas de Lógica estimulam os alunos a fazerem perguntas

Unidade: Cidade Nova | 6 Jun 2019

As aulas de Lógica estão bastante estimulantes! A professora Pâmela-Sérgia tem refletido com os alunos sobre a importância das perguntas. “Devemos sempre valorizar as perguntas feitas pelas crianças, não respondendo prontamente, mas fazendo-lhes outras perguntas relacionadas para que as próprias crianças aprendam a pensar e fiquem estimuladas a investigar, ao invés de receber respostas prontas”, explicou.

Em uma das aulas de Lógica, com o tema Gravidade, um dos alunos manifestou a seguinte pergunta: “No espaço nós podemos voar?”. Alguns colegas ameaçaram rir do colega, mas ao ouvir a professora dizendo que aquela era uma excelente pergunta e que fazia questão de registrá-la, o aluno sentiu confiança e entusiasmo em querer investigar e continuar perguntando.

A docente relata que as crianças, por natureza, fazem muitas perguntas, buscam o saber e, com o passar do tempo, isso vai se perdendo. Ela recorda o que o Carl Sagan, cientista, astrônomo, astrofísico e escritor de vários livros, afirma: “Toda criança começa como um cientista nato. Nós é que tiramos isso delas. Só umas poucas passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo pela ciência intactos.”