Alunos do 6º ao 9º Ano produzem seus autorretratos e fazem prosas e versos

Unidade: Cidade Nova | 20 May 2019

O início do projeto anual O conhecimento amplia a vida, no 6º ao 9º Ano, se deu com uma pesquisa sobre o gênero textual – Autorretrato, em que os alunos buscaram a definição, características de produção e exemplos desse gênero textual. As turmas contaram o que observaram e chegaram à conclusão que esse texto pode ser produzido por meio de versos, prosas, desenhos, pinturas, esculturas e tudo aquilo que possa representar a si mesmo, mas, para isso, é necessário o autoconhecimento.

Na ocasião, as professoras de Língua Portuguesa propuseram uma reflexão sobre como nos vemos e sentimos diante da vida. Em seguida, foi solicitada aos alunos a produção de dois autorretratos escritos: em prosa e em versos, e um autorretrato desenhado com uma foto atual. Essas produções foram expostas na Mostra Literária.

Os professores de Ética também foram convidados a participarem do projeto e trabalhar o mundo interno. A exposição foi feita por meio da confecção de uma caixa presente, na qual os alunos colaram os textos nas laterais da caixa – escritos: verso X prosa e desenho X foto real. Dentro da caixa, colocaram a produção sobre o mundo interno.