Turmas do 6º ao 9º Ano apresentam trabalho sobre autorretrato no Festival Literário

Unidade: Cidade Nova | 20 May 2019

Finalmente o grande dia do Festival Literário chegou! Foram três meses de muito estudo, intercâmbios, produções de textos, confecção de murais até chegar ao produto final que foi revelado na mostra: o autorretrato por meio da caixa presente. O projeto foi interdisciplinar: trabalharam juntas as disciplinas de Produção de Texto/ Língua Portuguesa (6º ao 9º), Ética (6º ao 9º) e Geografia (6º e 7º).

Os autorretratos foram suspensos com fios de nylon na quadra, dispostos em varais e fizeram parte da decoração. Os alunos, com muita alegria e disposição, explicaram a todos os visitantes como o trabalho foi realizado. Contaram sobre a analogia que fizeram da caixa com a vida, discursando sobre o mundo interno e externo, e a importância do conhecimento de si mesmo. Também falaram sobre os diversos conhecimentos que aprenderam nas aulas de Produção de Texto, Ética e Geografia.

Dentro do eixo Sustentabilidade, por exemplo, os alunos receberam, com alegria, a proposta de confeccionar as caixas com material reciclado. Foram utilizados botões, folhas de revistas, aviamentos, fechos diferenciados, papel de presente reutilizados, entre outros materiais. O produto final ficou coerente com o que tem sido trabalhado sobre reuso de materiais. Evitando, assim, o desperdício, fizeram o uso inteligente e consciente de alguns itens e adotaram uma postura sustentável.

Segundo as professoras, são ganhos que no ambiente escolar tem um primeiro exercício e irão oportunizar a aplicação do mesmo conceito em outras áreas da vida.