3º Ano aprende a jogar xadrez com os pensamentos

Unidade: Uberlândia | 20 May 2019

Para reforçar nas crianças da Turma da Simpatia (3º Ano) o conceito de defesa mental, a assessora educacional Alba realizou uma rodinha para falar sobre o valor das palavras.

Para tanto, durante algumas semanas, foi lançada uma experiência com o jogo de xadrez: primeiro foi explicado sobre o movimento de cada peça e as regras básicas do jogo; em seguida, as crianças que já sabiam jogar auxiliaram as que estavam aprendendo e depois que todos já tinham uma noção de como funciona o jogo, a assessora leu para a turma o livro Os desafios de Fernando, de Maria Beatriz Sauerbronn. No livro, o personagem principal aprende com sua avó que é possível “jogar” com os pensamentos, observando as estratégias dos mesmos e planejando jogadas para derrotar um pensamento negativo, assim como é feito no jogo de xadrez.

As professoras da turma, Fernanda Vasconcelos e Caroline Kirsten, disseram que foram muitos dias jogando xadrez sem que as crianças soubessem o objetivo que estava por trás. “Quando a assessora Alba realizou a rodinha e mostrou a analogia que havia na história do livro ficou bem claro para que as crianças entendessem. Continuamos o trabalho com os jogos de xadrez ao final da aula e no dia seguinte conversamos para descobrir com quais pensamentos temos conseguido jogar xadrez e quem tem vencido as partidas”.